IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

UE derruba exigência de WiFi como base de carros conectados

Natalia Drozdiak

04/07/2019 12h47

(Bloomberg) -- Qualcomm, BMW e Deutsche Telekom conseguiram uma vitória nesta quinta-feira, depois que estados membros da União Europeia desistiram de impor novas regras que exigiam a adoção do WiFi como principal tecnologia de conexão entre carros no futuro.

A decisão também é uma vitória da tecnologia 5G, prestes a ser implementada em redes sem fio 5G ultrarrápidas por vários países com diversas finalidades, como em carros autônomos e fábricas inteligentes.

A legislação - proposta pela primeira vez em março pela Comissão Europeia, o braço executivo do bloco - tinha como objetivo determinar como os futuros carros conectados e automatizados na Europa enviam informações entre veículos e infraestrutura para comunicar situações perigosas, obras rodoviárias, semáforos, entre outras coisas.

As empresas pediam que os parlamentares da UE vetassem as novas regras, por receio de serem forçadas a fazer investimentos extras para se adequarem a uma tecnologia ultrapassada. O argumento é que o Wi-Fi oferece desempenho inferior à tecnologia celular compatível com as futuras redes 5G.

"Estados membros enviaram hoje um forte sinal para a comissão de que a neutralidade tecnológica deve prevalecer", disse Maxime Flament, diretor de tecnologia da 5G Automotive Association, que inclui a Qualcomm e a Daimler. "Somente um campo nivelado entre as tecnologias existentes permitirá uma mobilidade mais segura e eficiente nas estradas europeias. "

A decisão de parlamentares dos estados membros da UE, que ainda precisa ser formalizada na segunda-feira por ministros, leva a comissão de volta à estaca zero para apresentar uma nova proposta.

Em comunicado, a Comissária de Transportes da UE, Violeta Bulc, disse que está ciente da decisão e enfatizou a necessidade de um sistema de transporte inteligente cooperativo em toda a UE.

Volkswagen, General Motors e Volvo estavam entre os defensores de regras que favorecem os sistemas WiFi, argumentando que o setor precisa de clareza sobre quais sistemas usar o mais rápido possível e que, atualmente, é a única tecnologia comprovada.