IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BHP planeja 11 novas minas de minério em plano de crescimento

Rebecca Keenan

12/07/2019 12h27

(Bloomberg) -- A BHP, maior empresa de mineração do mundo, diz que pode construir mais 11 minas de minério de ferro nos próximos 50 a 100 anos na região de Pilbara, no norte da Austrália.

A mineradora assinou um acordo com o governo da Austrália Ocidental para otimizar aprovações ambientais para seu plano de minério de ferro a longo prazo. Os prazos de aprovação para novas minas podem ser reduzidos em até 50%.

A BHP e suas rivais estão se beneficiando de um mercado de minério de ferro em expansão, em meio à forte demanda chinesa e às interrupções no fornecimento do Brasil à Austrália. Os preços dispararam 65% este ano, atingindo o nível mais alto em mais de cinco anos.

"Há uma boa demanda por minério de ferro e por minério de ferro de boa qualidade", disse o presidente de ativos da BHP Western Australia Iron Ore, Edgar Basto, à rádio ABC na sexta-feira. "Nós vemos que o médio e longo prazo dos fundamentos da indústria estão lá."

Um recente declínio nos estoques dos portos chineses ajudou o preço do minério de ferro, disse ele. Esses estoques, um indicador-chave da demanda no maior consumidor do mundo, continuaram o declínio em junho.

A BHP está desenvolvendo o projeto South Flank de US$ 3 bilhões e tem permissão para aumentar a capacidade total na Austrália para até 290 milhões de toneladas. A produção no ano fiscal de 2018 foi de 275 milhões de toneladas.