IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Alphabet lança app de controle de tráfego aéreo para drones

Alan Levin

16/07/2019 11h23

(Bloomberg) -- A empresa que oferece mapas digitais e e-mails gratuitos tem um novo serviço grátis, mas desta vez para drones.

A Wing, uma divisão da Alphabet, controladora do Google, apresentou na terça-feira o aplicativo OpenSky, com a expectativa de que o programa se torne a base de um sistema de controle de tráfego aéreo completo para administrar o esperado crescimento dessa nova classe de dispositivos voadores.

O aplicativo recebeu aprovação para ajudar no controle de voos de drones na Austrália, onde é gratuito. A Wing tem trabalhado com a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) em programas de demonstração. A empresa também negocia com outros países a aprovação do aplicativo, disse James Burgess, presidente da Wing.

"Este é o esforço da Wing para tentar tornar os voos de drones mais fáceis e seguros para todos os operadores", disse Burgess em entrevista. "Vislumbramos um futuro onde é fácil acessar o céu e todos os operadores de drones são colaborativos, capazes de seguir as regras e trabalhar dentro do marco de qualquer regulamentação e regras de aviação em vigor em um país."

A Wing não está sozinha na iniciativa de criar um sistema para ajudar operadores de drones a planejar voos, garantir que obedeçam as restrições legais e evitem colisões no ar. Várias empresas, como AirMap e Iris Automation, estão desenvolvendo produtos semelhantes e realizando testes com a FAA.