IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Apple planeja financiar podcasts originais para enfrentar rivais

Lucas Shaw e Mark Gurman

17/07/2019 12h00

(Bloomberg) -- A Apple tem planos de financiar podcasts originais que seriam exclusivos de seu serviço de áudio, segundo pessoas a par do assunto. O maior investimento no segmento é a aposta da empresa para enfrentar rivais como Spotify e Stitcher.

Executivos da Apple entraram em contato com empresas de mídia e seus representantes para discutir a compra de direitos exclusivos para podcasts, disseram as pessoas, que pediram anonimato porque as negociações são preliminares. A Apple ainda não tem uma estratégia clara, mas disse que planeja fechar acordos que não fazia antes.

A Apple praticamente inventou o negócio de podcasting com a criação de uma rede que reúne milhares de podcasts da Internet em um feed para celulares, relógios inteligentes e computadores. O aplicativo Apple Podcast ainda responde por 50% a 70% dos podcasts escutados, segundo executivos do setor.

Depois de anos sem anunciar mudanças significativas em seu negócio de podcasting, lançado em 2005, a Apple se concentrou recentemente em atualizar o aplicativo e acrescentou novas ferramentas para produtores de podcasts. Ainda assim, outras empresas desafiaram a liderança da Apple, atraindo novos usuários com a oferta de acesso exclusivo a podcasts originais.

Um representante da Apple, que tem sede em Cupertino, na Califórnia, não quis comentar.

Aplicativo

A Apple lançou o Podcast Analytics no ano passado, um serviço que oferece aos produtores de podcast mais informações sobre seus ouvintes e desempenho. Este ano, a Apple introduziu o aplicativo Podcasts para computadores Mac e lançou uma interface para internet com o objetivo de aumentar a quantidade de pessoas que podem ouvir podcasts por meio de seu serviço.

A Apple nomeou o executivo Oliver Schusser para comandar os negócios de podcasts e música, enquanto Ben Cave ajuda a elaborar a estratégia de podcasting.

"Você não existe em podcasting se não tiver programas listados nos podcasts da Apple", disse Lex Friedman, diretor de receita da Art19, que fornece serviços para produtores de podcast como Wondery Media e Tribune. Mas, devido à movimentação recente da concorrência, "me surpreenderia se a Apple não fizesse nada em termos de exclusividade".

Repórteres da matéria original: Lucas Shaw em Los Angeles, lshaw31@bloomberg.net;Mark Gurman em San Francisco, mgurman1@bloomberg.net