IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Empresa canadense oferece solução logística para pequeno lojista

Simran Jagdev

23/07/2019 14h33

(Bloomberg) -- Entregas no mesmo dia são quase uma norma para quem faz compras on-line, mas, para pequenos comerciantes, o benefício pode ser um pesadelo logístico. É onde a Shopify pode ajudar, diz Ric Kostick, presidente da 100% PURE.

A empresa que vende produtos naturais de cuidados com a pele envia até 5 mil pedidos por dia de seu próprio depósito em San José, na Califórnia. O serviço funciona bem para clientes da costa oeste, mas consumidores de outras partes dos EUA podem ter de esperar até uma semana para obter um pó de bambu ou um gel de banho de coco. A empresa pensou em montar um depósito na costa leste, mas a perspectiva era tecnicamente assustadora.

"O mais difícil é programar a tecnologia para rotear os pacotes da maneira correta e rotear os pedidos com base no que um cliente pede e em qual depósito o produto está disponível. A Shopify desenvolveu a tecnologia para calcular isso", diz Kostick, que cofundou a 100% PURE em 2004." Isso é algo que eu queria há anos."

Quando a Shopify anunciou no mês passado que estava entrando no negócio de atendimento - essencialmente cobrando lojas on-line para armazenar e enviar seus produtos -, as ações da empresa dispararam e analistas começaram a destacar a novata canadense como uma concorrente em potencial da Amazon.com.

É improvável que a Shopify se torne uma séria ameaça para a Amazon neste momento. Mas muitos analistas acreditam que a decisão da empresa de Ottawa de adicionar logística à sua gama de serviços on-line é inteligente, pois pode ajudar a manter a fidelidade dos clientes, afastar a concorrência e criar uma fonte adicional de receita. A medida também pode ajudar pequenos comerciantes da Amazon, que tem se concentrado mais em grandes marcas como a Procter & Gamble.

Apesar do otimismo, a Shopify ainda não consegue ter lucro e deve registrar prejuízo líquido de US$ 35 milhões e vendas de US$ 320 milhões no segundo trimestre, segundo média das estimativas de analistas consultados Bloomberg. O balanço será divulgado em 1º de agosto.