IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mobius acompanha América Latina de perto com avanço de reformas

Lilian Karunungan

25/07/2019 09h06

(Bloomberg) -- A América Latina está no foco do investidor veterano Mark Mobius em um momento em que Brasil e Argentina embarcam em reformas econômicas que poderiam mudar seus destinos.

Enquanto o Brasil avança com a reforma da Previdência, o presidente da Argentina, Mauricio Macri, cujas políticas seriam mais favoráveis ao mercado, poderia introduzir mais reformas caso consiga se reeleger nas eleições em outubro.

"Estamos acompanhando a Argentina de perto", disse Mobius em entrevista à Bloomberg TV. "Se Macri for capaz de introduzir as reformas que deseja, então o país poderia se sair muito bem. E vemos que as mudanças na reforma no Brasil começam a se refletir na Argentina, porque um está de olho no outro."

Mobius, que fundou a Mobius Capital Partners no ano passado depois de três décadas na Franklin Templeton Investments, disse que a guerra comercial entre Estados Unidos e China representa uma "mudança revolucionária" para a economia global.

A disputa comercial cria oportunidades para mercados emergentes como Vietnã, Bangladesh, Turquia e Egito, à medida que as empresas buscam centros alternativos de produção de baixo custo, segundo Mobius.

Em relação à China, Mobius acredita que o país será um dos atores mais dominantes, ou o mais dominante globalmente, e as regras impostas pelos chineses serão um pouco diferentes das dos EUA. À medida que a China se desloca para a África, América Latina e outros países, esses mercados também começarão a exigir um comércio mais igualitário com o governo chinês.

Foco de investimento

A Mobius Capital tem dois pilares em mente: encontrar empresas que estão subvalorizadas e trabalhar com elas para melhorar a governança.

A firma de investimento quer que as empresas ouçam os acionistas e respeitem seus direitos; também se concentra em empresas que se preocupam com o meio ambiente e com os direitos dos trabalhadores.

--Com a colaboração de David Westin.