IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Vacas famintas podem aliviar superávit de açúcar da Índia

Pratik Parija

31/07/2019 12h19

(Bloomberg) -- A segunda maior região produtora de açúcar da Índia enfrenta uma situação incomum: com os bons retornos no mercado de ração para gado, os agricultores decidiram vender cana-de-açúcar como forragem.

Com isso, a produção de açúcar em Maharashtra pode cair abaixo da estimativa de 6,44 milhões de toneladas para o ano que começa em outubro, disse Shekhar Gaikwad, comissário de açúcar do estado. Ele não quis dar uma nova previsão. O volume se compara aos 10,7 milhões de toneladas produzidas um ano antes, disse.

"Muita cana foi cortada para forragem no último mês", disse Gaikwad por telefone. "Os agricultores estão mais do que dispostos a vender cana para ração de gado, pois é mais rentável."

Os preços da cana-de-açúcar, que são fixados pelo governo, geralmente ficam acima do preço da forragem, exceto em anos atípicos, quando o baixo volume de chuvas aumenta os preços de ingredientes para ração de gado. A Índia, que disputa a liderança da produção de açúcar com o Brasil, oscila entre importadora e exportadora de açúcar, dependendo do tamanho da produção local.

Um resultado negativo no estado ocidental poderia afetar ainda mais a produção total do país. A produção de açúcar da Índia deve cair para o menor nível em três anos, para 28,2 milhões de toneladas, em relação ao recorde de 32,95 milhões de toneladas este ano, de acordo com a Indian Sugar Mills Association. Uma queda maior na produção pode reduzir o superávit recorde do país, como também encolher as exportações e sustentar os preços globais.

Problemas climáticos

O estado de Maharashtra enfrenta uma escassez de forragem após vários meses de clima seco. A chegada das monções trouxe algum alívio, mas várias áreas ainda sofrem com as chuvas escassas.

Desde junho, as chuvas da região de Marathwada estão 29% abaixo do normal, enquanto em Vidarbha o nível chuvas está 19% abaixo da média, segundo o Departamento Meteorológico da Índia. O índice de precipitação total em todo o estado está 7% acima do normal desde 1º de junho.

A moagem de cana-de-açúcar em Maharashtra deve ser adiada em algumas semanas, já que as usinas podem esperar que os pés de cana amadureçam mais para que haja uma melhor recuperação do açúcar, disse Gaikwad.