IPCA
-0.04 Set.2019
Topo

Guacamole grátis da rede Chipotle pode ter avocado do Peru

Michael Hirtzer e Leslie Patton

01/08/2019 10h33

(Bloomberg) -- A oferta de guacamole grátis no cardápio da rede Chipotle Mexican Grill, no Dia Nacional do Abacate nos Estados Unidos, poderia estar recebendo ajuda do Peru.

As tensões fronteiriças aumentaram o preços do avocado, uma variedade do abacate, do México, que responde por até 80% das importações dos EUA e é, de longe, o maior produtor mundial da popular fruta. Além disso, condições adversas em alguns pomares na região de Michoacan e uma safra menor na Califórnia levaram à falta do produto, o que elevou os preços da variedade Hass a um recorde em 18 de julho.

Embora os preços tenham desacelerado um pouco desde então, permanecem mais altos na comparação anual, e o aumento forçou empresas a buscarem fornecedores mais baratos. A Mission Produce, com sede em Oxnard, na Califórnia, maior empacotadora de abacate do mundo e fornecedora da Chipotle, está importando mais do Peru e da Colômbia.

"Estamos tentando diversificar o máximo possível para minimizar o problema", disse Stephen Barnard, presidente e CEO da Mission Produce, em entrevista. "Todo mundo está com falta" do produto neste momento, acrescentou.

Barnard disse que os preços podem permanecer elevados até novembro. Enquanto isso, a Chipotle também está de olho em outros países, como o Chile. "No caso do Peru especificamente, aumentamos o volume de avocados comprados este ano em relação aos anos anteriores", disse Laurie Schalow, porta-voz da empresa, em e-mail.

"Todo o país parece estar apaixonado pelo avocado", disse o presidente da Chipotle, Brian Niccol, na semana passada, destacando que a fruta tem mostrado a maior volatilidade de preços na cesta de ingredientes da Chipotle. "Continuamos a trabalhar em nossa cadeia de fornecimento para não ter grandes oscilações."

A Chipotle geralmente cobra apenas US$ 2 a mais para adicionar guacamole a um prato principal. A empresa deixou de cobrar o valor extra para acrescentar o guacamole na quarta-feira.

--Com a colaboração de Lydia Mulvany.

Repórteres da matéria original: Michael Hirtzer em Chicago, mhirtzer@bloomberg.net;Leslie Patton em Chicago, lpatton5@bloomberg.net

Mais Economia