IPCA
0.19 Jul.2019
Topo

American e Southwest aumentam ofertas para classe executiva

Mary Schlangenstein

06/08/2019 07h17

(Bloomberg) -- A American Airlines e a Southwest Airlines estão reforçando a estratégia para conseguir vender mais passagens na lucrativa classe executiva.

A Southwest, que foi pioneira em uma estratégia de desconto destinada a passageiros da classe econômica, vai oferecer um maior controle sobre as reservas para agentes de viagem de empresas. A American tenta atrair executivos com assentos preferenciais gratuitos e acesso prioritário nos pontos de controle de segurança.

As ofertas, anunciadas na segunda-feira durante a convenção Global Business Travel Association, em Chicago, destacam a concorrência para garantir contratos com passageiros corporativos que possam garantir certas quantidades de voos, muitas vezes em assentos mais caros. Além disso, quem viaja a trabalho normalmente está disposto a pagar mais pelas passagens para ter mais flexibilidade caso precise fazer uma reserva pouco antes da viagem.

A oferta da Southwest será válida até meados de 2020. A maior receita com a promoção deve aumentar o lucro antes dos impostos em US$ 20 milhões no segundo semestre do próximo ano, "com melhora significativa esperada para 2021 e depois disso", disse a companhia aérea de Dallas em comunicado.

As mudanças, possibilitadas pela nova tecnologia implementada nos últimos cinco anos, proporcionam maior acesso às tarifas e horários de voo da Southwest aos agentes de viagens corporativos, que poderão fazer, alterar e cancelar reservas. A companhia aérea já oferece outras vantagens aos passageiros da classe executiva, como alterações de voos sem multas e até duas malas despachadas grátis.

A American tenta seduzir passageiros da classe executiva com assentos preferenciais - na janela e corredor, geralmente mais próximos da frente do avião - sem custo, juntamente com check-in, inspeção de segurança e embarque prioritários para reservas em contas de viagens corporativas.

Esses passageiros também recebem ajuda mais rapidamente para fazer uma nova reserva quando os voos são cancelados. O assento preferencial de cortesia estará disponível no site e no aplicativo móvel da American.

A companhia aérea introduziu as ofertas com pouca fanfarra em abril e esperou até agora para anunciá-las. Agora os benefícios também serão oferecidos a passageiros corporativos em voos da aliança com a British Airways, Finnair e Iberia, disse a American na segunda-feira. Benefícios adicionais estarão disponíveis aos parceiros no início do próximo ano.

Para contatar a editora responsável por esta notícia: Daniela Milanese, dmilanese@bloomberg.net

Mais Economia