Facebook financia startup da Índia para aumentar vendas on-line
(Bloomberg) — O Facebook participa de uma captação de recursos de US$ 125 milhões para uma startup indiana que pretende trazer mais comércio para redes sociais como, por exemplo,... o Facebook.
A Meesho, com sede em Bangalore, é conhecida no setor de tecnologia como uma startup de comércio social, permitindo que as pessoas façam contatos on-line e depois vendam produtos por meio de plataformas como o Facebook e seus serviços WhatsApp e Instagram. A rodada de financiamento foi liderada pela Naspers, da África do Sul, e também incluiu a Sequoia, Shunwei Capital, Venture Highway e Arun Sarin, ex-presidente da Vodafone.
A Meesho faz parte de uma safra de novas empresas de comércio eletrônico que tentam aproveitar os contatos sociais para facilitar as vendas. A startup diz que possui uma rede de mais de 2 milhões de "vendedores sociais" em 700 cidades da Índia, com foco em categorias como vestuário, bem-estar e eletrônicos.
"Nossos vendedores sociais são pequenos varejistas, mulheres, estudantes e cidadãos aposentados, sendo que 70% são donas de casa que encontraram liberdade financeira e uma identidade de negócios sem ter que sair de casa", disse Vidit Aatrey, cofundador e CEO da Meesho.
A Índia se tornou um mercado cada vez mais competitivo para o comércio eletrônico, o último grande país ainda a ser conquistado depois que a Amazon.com assumiu a liderança nos EUA e o Alibaba conquistou a China. A Amazon investe bilhões para ganhar participação na Índia, enquanto o Walmart pagou US$ 16 bilhões para adquirir o controle da líder local Flipkart Online Service.
A Naspers tem um histórico de financiamento de startups na China e na Índia — e de altos lucros. A empresa investiu na gigante de jogos Tencent e na indiana Flipkart, antes de ser comprada pelo Walmart. Em dezembro de 2018, a Naspers liderou uma rodada de financiamento de US$ 1 bilhão da Swiggy, uma empresa de alimentos on-line com sede em Bangalore.
As ações da Naspers acumulam alta de 23% este ano, o que avalia a empresa em cerca de US$ 98 bilhões.
—Com a colaboração de Loni Prinsloo.
Para contatar a editora responsável por esta notícia: Daniela Milanese, dmilanese@bloomberg.net
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