IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

El-Erian diz que manchetes alarmistas podem piorar desaceleração

John Gittelsohn

15/08/2019 09h11

(Bloomberg) -- Notícias negativas sobre os mercados podem abrir caminho para uma desaceleração econômica que exigirá vontade política para que possa ser evitada, disse Mohamed El-Erian, principal assessor econômico da Allianz.

"Podemos acabar numa situação em que as pessoas leem essas manchetes alarmistas, ficam preocupadas, param de gastar", disse El-Erian, que também é colunista do Bloomberg Opinion, em entrevista à rádio Bloomberg. "Quando param de gastar, as empresas param de investir. E depois teremos uma grande desaceleração."

Os mercados acionários dos Estados Unidos fecharam com queda de 3% na quarta-feira com a inversão da curva de juros, historicamente um indicador confiável de que uma recessão se aproxima.

Segundo El-Erian, os mercados "desejam" melhores fundamentos na Europa, que pode estar mais próxima de uma recessão, assim como na China e nos EUA.

Em sua opinião, os governos precisam adotar políticas para estimular o crescimento, e não apenas reduzir os juros, para conseguir restaurar a confiança do mercado. "'É mais um problema político do que de engenharia", disse.

A guerra comercial EUA-China decorre de queixas genuínas sobre equilíbrio, e é provável que continue. "Não vejo a China fazendo as concessões necessárias", disse. "Nem vejo os EUA flexibilizando suas demandas. Então, o melhor que vejo é um cessar-fogo por algumas semanas, alguns meses."

--Com a colaboração de Kevin Cirilli.

Para contatar a editora responsável por esta notícia: Daniela Milanese, dmilanese@bloomberg.net