IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Macron ataca Bolsonaro por comentário sexista à primeira-dama

Helene Fouquet

26/08/2019 09h44

(Bloomberg) -- O presidente da França, Emmanuel Macron, atacou o presidente Jair Bolsonaro, ao dizer que ele envergonhava seu país ridicularizando a aparência física da primeira-dama francesa.

Macron disse que o comentário de Bolsonaro, sobre uma comparação entre Brigitte Macron e a primeira-dama brasileira, mais jovem, foi "extraordinariamente desrespeitoso com minha esposa" e que ele esperava que o povo brasileiro tivesse logo um líder digno.

"Isso é triste", disse Macron. "É triste para ele e para o povo brasileiro. As mulheres brasileiras provavelmente sentem vergonha de ouvir isso do presidente."

No domingo, um post no Facebook mostrava fotos de Brigitte, de 66 anos, ao lado da esposa de 37 anos do presidente brasileiro com a pergunta: "Entende agora pq Macron persegue Bolsonaro?".

Bolsonaro comentou o post com a resposta: "Não humilha cara. Kkkkkkk".

A reação irada de Macron escala a relação entre os dois líderes. Eles entraram em confronto repetidamente nos últimos dias depois que o líder brasileiro criticou as tentativas de Macron de reunir esforços internacionais para conter os incêndios na floresta amazônica.

Para contatar o editor responsável por esta notícia: Fernando Travaglini, ftravaglini@bloomberg.net