Homem mais rico da Ásia oferece TVs de graça para vencer rivais
(Bloomberg) -- Três anos depois de entrar no mercado indiano de telefonia móvel com ligações e dados gratuitos, o bilionário Mukesh Ambani está de volta.
Desta vez, o homem mais rico da Ásia está distribuindo televisores para atrair usuários para filmes e programas de entretenimento via Internet. O magnata estreia em um negócio repleto de concorrentes, como operadoras de telefonia móvel e gigantes como Netflix e Amazon.com.
O pacote de banda larga JioFiber, de Ambani, com previsão de lançamento nesta quinta-feira em toda a Índia, inclui um televisor de alta definição e decodificadores, sem nenhum custo para assinantes anuais vitalícios. A oferta da Reliance Jio Infocomm, a gigante de telefonia móvel do magnata, inclui assinaturas para a maioria dos serviços de streaming premium, com preços a partir de 700 rupias (cerca de US$ 10) por mês.
A promoção segue o dado de que a Jio formalmente subiu para o 1º lugar no ranking de serviços sem fio. A oferta de ligações gratuitas e dados baratos atraiu centenas de milhões de assinantes e desafiou rivais como Bharti Airtel e Vodafone Idea, que estão atoladas em dívidas. A Airtel, financiada pelo magnata Sunil Mittal e pela Idea, do bilionário Kumar Mangalam Birla, também tenta atrair usuários oferecendo acesso ao conteúdo de TV e filmes.
Para conseguir expandir no negócio de streaming contra concorrentes com recursos, como Netflix, Amazon.com e o Hotstar, da Walt Disney, a Jio precisará ir além da oferta de acesso mais barato por meio de serviços agregados, disse Shailesh Kapoor, fundador e presidente da consultoria Ormax Media, com sede em Mumbai.
Até agora, a empresa de telecomunicações dependeu de alianças com produtores de TV e cinema para fornecer conteúdo em seus pacotes de serviços. O JioFiber também incluirá filmes que podem ser vistos pelos assinantes no mesmo dia em que estrearem nos cinemas, disse Ambani em discurso para divulgar o plano em 12 de agosto. Essa parte do serviço será lançada a partir do segundo semestre de 2020, disse.
O JioFiber, que, segundo Ambani, está sendo oferecido por "menos de um décimo das taxas globais", também pode abalar o mercado de streaming se a Jio produzir seu próprio conteúdo e contratar os melhores talentos para isso, disse Kapoor.
Para contatar a editora responsável por esta notícia: Daniela Milanese, dmilanese@bloomberg.net
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.