IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Brexit é pior do que dias sombrios dos anos 70, diz especialista

Heather Harris e Paul Sillitoe

09/09/2019 16h31

(Bloomberg) -- A libra está desvalorizada, o governo britânico em conflito aberto com o Parlamento, a British Airways está em greve e fala-se em nacionalizar as principais indústrias.

Ainda não há pilhas de lixo nas ruas do Reino Unido. Mas, em alguns aspectos, os eventos se assemelham aos dias sombrios da década de 1970, quando o país foi obrigado a tomar empréstimos do Fundo Monetário Internacional - recurso geralmente associado a países em desenvolvimento.

A libra esterlina tem estado sob pressão diante da promessa do primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, de retirar o país da União Europeia até 31 de outubro, com ou sem acordo, e correndo o risco de ser contestado pelo Parlamento. A moeda acumula baixa de 17% desde o referendo para deixar a UE em meados de 2016.

A crise do FMI de 1976 foi desencadeada quando a legislação de gastos proposta pelo governo trabalhista do primeiro-ministro James Callaghan foi derrotada no Parlamento. A crise foi seguida pelo chamado Inverno do Descontentamento de 1978-79, quando os sindicatos do setor público fizeram greves, desde internações hospitalares até coleta de lixo e escavação de sepulturas.

A turbulência ajudou Margaret Thatcher a vencer as eleições de 1979.

Pior agora?

"De muitas maneiras, é muito pior agora", disse Steven Fielding, professor de história de política britânica contemporânea na Universidade de Nottingham. "O Inverno do Descontentamento foi uma coisa temporária, resolvida com relativa facilidade."

Ele acrescentou que "o Reino Unido está muito mais dividido agora do que antes. É uma crise intratável, mais extensa e profunda."

A British Airways suspendeu a maioria de seus voos pelos próximos dois dias devido à primeira greve de pilotos desde 1979.

O Brexit dividiu a política e a sociedade - inclusive famílias - do Reino Unido como nenhuma outra questão nos últimos anos. A fissura atingiu um apogeu simbólico na sexta-feira, quando Jo, irmão de Johnson, renunciou aos cargos de ministro do governo e deputado do Parlamento.

Enquanto o governo de Johnson semeia desavenças, o líder da oposição, Jeremy Corbyn, tenta vender um pacote de promessas que tornariam um governo trabalhista em um dos mais socialistas da história do país. Entre as propostas do partido está a estatização de algumas das indústrias que Thatcher privatizou, aumento dos impostos e redução dos bônus bancários.

--Com a colaboração de Christopher Jasper.

Para contatar a editora responsável por esta notícia: Daniela Milanese, dmilanese@bloomberg.net

Repórteres da matéria original: Heather Harris em Londres, hharris5@bloomberg.net;Paul Sillitoe em Londres, psillitoe@bloomberg.net