IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

EUA prepara sanções à Turquia por tensão na Síria: Fontes

Jennifer Jacobs e Saleha Mohsin

14/10/2019 13h54

(Bloomberg) -- Os Estados Unidos estão prestes a impor sanções à Turquia, em resposta à incursão do país na Síria e relatos de atrocidades contra curdos aliados do governo norte-americano, segundo pessoas a par do assunto.

A rodada inicial de penalidades provavelmente seria direcionada a um amplo grupo de indivíduos e aguarda a aprovação do presidente Donald Trump, de acordo com uma das pessoas. Os departamentos de Estado, de Defesa e do Tesouro trabalharam no fim de semana para redigir os termos, disseram as pessoas.

O governo Trump também está deixando em aberto a opção de sanções destinadas a transações militares, exportação de armas e remessa de energia para os militares turcos, disse outra pessoa. Todas as pessoas falaram sob condição de anonimato devido à sensibilidade do assunto.

O Tesouro e a Casa Branca não fizeram comentários imediatos.

A Turquia continuou a escalar sua incursão no norte da Síria, enquanto a decisão de Trump de retirar abruptamente as tropas reverbera por toda a região. O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, diz que sua ofensiva é necessária para afastar os militantes curdos e abrigar os refugiados, mas o rápido avanço atraiu criticismo internacional e acusações de crimes de guerra.

Críticos dizem que Trump deu a Erdogan luz verde para atacar milícias curdas aliadas dos EUA, arriscando um ressurgimento do Estado Islâmico e um massacre dos curdos. As forças curdas, que anteriormente lutaram ao lado dos EUA, alertaram que podem não ser mais capazes de manter campos e prisões com jihadistas do Estado Islâmico, incluindo europeus cujos países de origem não os querem de volta.