IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Mulheres CFOs trazem US$ 1,8 tri a mais do que homens no cargo

Sonali Basak e Jeff Green

16/10/2019 11h55

(Bloomberg) -- Empresas que buscam melhores retornos financeiros devem considerar ter uma mulher como diretora financeira.

Nos primeiros 24 meses depois da nomeação de diretoras financeiras, as empresas tiveram, em média, um aumento de 6% dos lucros, enquanto o preço das ações subiu 8% em comparação com o desempenho de predecessores do sexo masculino. Essas mulheres geraram US$ 1,8 trilhão em lucro acumulado extra, segundo estudo da S&P Global Market Intelligence. Os pesquisadores analisaram 6 mil empresas do índice Russell 3000 nos últimos 17 anos.

Uma das razões pelas quais as diretoras financeiras teriam desempenho superior ao dos seus colegas se deve ao nível de exigência, disse Daniel Sandberg, diretor sênior de pesquisa quantitativa da S&P Global e autor do relatório.

"A exigência é um pouco mais alta para as mulheres", disse. "O resultado é que o grupo masculino que é candidato a uma posição executiva é muito demandado, e o contingente feminino é subutilizado." Os homens superam as mulheres no cargo de diretor financeiro em uma proporção de 6,5 para 1, segundo o estudo.

Investidores como BlackRock e S&P Global têm exigido mais paridade de gênero nos conselhos corporativos. As mulheres representam metade da força de trabalho, mas ocupam apenas cerca de 5% dos cargos de CEO nas maiores empresas e 25% dos assentos dos conselhos.

Empresas que contrataram uma mulher como diretora financeira tinham cerca de duas vezes mais diretoras. Depois de contratar uma CEO, o conselho também tende a aumentar a diversidade nos dois anos seguintes, disse Sandberg.

Para contatar o editor responsável por esta notícia: Daniela Milanese, dmilanese@bloomberg.net

Repórteres da matéria original: Sonali Basak New York, sbasak7@bloomberg.net;Jeff Green em Michigan, jgreen16@bloomberg.net