IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Santander segue Goldman com aposta em fintechs alemãs

Stephan Kahl

16/10/2019 07h28

(Bloomberg) — A fintech CrossLend, de Berlim, agora tem um investidor de peso: o Banco Santander.

O banco espanhol lidera uma rodada de financiamento de 35 milhões de euros (US$ 39 milhões) para o mercado de dívida digital, segundo uma pessoa a par do assunto que pediu para não ser identificada, porque a transação ainda não foi anunciada. A injeção de capital eleva o valuation da empresa para mais de 100 milhões de euros pela primeira vez, acrescentou a pessoa. O investimento tem como meta ajudar a CrossLend a entrar em novos mercados.

Representantes do Santander e CrossLend não quiseram comentar.

Fundada em 2014, a CrossLend oferece um marketplace para empréstimos ao consumidor e outras formas de dívida originadas por bancos. Os compradores são investidores institucionais, como bancos, fundos de investimento e empresas de seguros.

Investidores estrangeiros como o Santander têm dobrado as apostas em fintechs alemãs. Os investimentos nessas empresas atingiram recorde em 2018, superando 1 bilhão de euros pela primeira vez, segundo dados da Barkow Consulting. No primeiro semestre, os investimentos somaram cerca de 900 milhões de euros, sendo que o primeiro trimestre registrou a maior entrada de recursos de todos os tempos.

Um dos investidores estrangeiros mais ativos este ano em Berlim, onde estão localizadas muitas fintechs alemãs, é o Goldman Sachs.

Em maio, o Goldman liderou uma rodada de financiamento para a Elinvar, com sede em Berlim, fundada por ex-funcionários do Deutsche Bank. A empresa oferece uma plataforma digital para que os bancos ofereçam seus serviços on-line. Dois meses depois, o banco dos EUA investiu 25 milhões de euros na Raisin, uma plataforma de Internet que permite aos usuários comparar produtos de poupança bancária.

Para contatar o editor responsável por esta notícia: Daniela Milanese, dmilanese@bloomberg.net