IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Robô de gigante de Internet da Rússia entrega pizza em nevascas

Ilya Khrennikov

07/11/2019 11h54

(Bloomberg) -- A Yandex, maior empresa de Internet da Rússia, está lançando um robô do tamanho de uma mala para entregar alimentos, uma tarefa desafiadora durante as nevascas no inverno de Moscou.

Semelhante aos robôs de entrega utilizados pela Amazon.com ou Starship Technologies, o Rover da Yandex terá como foco a entrega de refeições pedidas via Yandex.Eats, um aplicativo de entrega de alimentos controlado por uma joint venture com o Uber, segundo comunicado divulgado na quinta-feira.

O robô também está sendo testado com um chassi robusto para permitir que o veículo passe pelas sarjetas ou pela neve sem danificar a carga. O Rover será capaz de distinguir entre neve pesada ou respingos de água de obstáculos reais nas ruas.

A Yandex já testou seus carros autônomos durante nevascas e chuvas em Moscou. A cidade enfrenta temperaturas abaixo de zero por cerca de 5 meses do ano, e a altura da neve pode chegar perto de um metro.

Além da entrega de alimentos, o Rover da Yandex também pode ser usado em operações de depósito de comércio eletrônico da empresa e na entrega de encomendas. A Yandex também avalia vender os robôs para terceiros após o período de testes.

Para contatar o editor responsável por esta notícia: Daniela Milanese, dmilanese@bloomberg.net