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Cruzeiros lucram com geleiras em meio a aquecimento global

Fran Golden

11/11/2019 16h48

(Bloomberg) -- Em um mundo em aquecimento, o mercado de cruzeiros de luxo se concentra em temperaturas mais baixas. Não, eles não são os pioneiros verdes do setor de viagens (embora os novos navios poluam muito menos que seus antecessores). Em vez disso, os navios são destinados para a Antártida, o Ártico e qualquer lugar que o gelo glacial, em vez do calor tropical, seja a principal atração.

Ao contrário da primeira geração de quebra-gelo - principalmente navios de expedição e antigas embarcações de pesquisa da Rússia com interiores renovados - e o punhado de navios de expedição pioneiros que começaram a inovar nos últimos anos, essa nova geração de navios polares é menor, mais ágil e muito mais confortável.

"As expectativas das pessoas mudaram", diz Bob Simpson, vice-presidente de expedição da operadora de turismo de luxo Abercrombie & Kent, que freta dois navios da linha francesa Ponant para travessias nos oceannos Antártico e Ártico, incluindo a Passagem do Noroeste entre os oceanos Atlântico e Pacífico. "Você não poderia colocar o passageiro de luxo de hoje em uma cabine de 9,8 metros quadrados com uma cama de solteiro e uma escotilha."

Pelo contrário, os navios de hoje oferecem um ambiente de champanhe com gelo, no gelo. Os navios têm todas as amenindades de um hotel de primeira classe, incluindo camas king size, além de helicópteros e submarinos que permitem aos passageiros apreciar paisagens inacessíveis acima e abaixo do mar. O desafio: alguns itinerários parecem uma corrida contra as mudanças climáticas, seja o glaciar Sermeq Kujalleq, que está derretendo rapidamente na Groenlândia, ou a geleira que está encolhendo e que pode ser observada da Estação Palmer, na Antártida.

Este ano, a linha australiana Scenic causou alvoroço com a estreia do "Scenic Eclipse" de classe polar. A partir do próximo mês, o navio levará 200 passageiros ao "Continente Branco", com acessórios que incluem um bar com 110 garrafas de uísque, uma piscina coberta e uma sala inteira dedicada à meditação - além de dois helicópteros e um submarino de seis lugares.

Em 2020, 10 novos navios de expedição serão adicionados, oito dos quais são da classe polar. O Crystal Endeavor, para 200 passageiros da Crystal Cruises, continua a tendência de helicópteros e submarinos enquanto adiciona o único casino em um navio de expedição, completo com blackjack, roleta e caça-níqueis. Depois, há o Ultramarine, de 199 passageiros, da Quark Expeditions, que usará seus dois helicópteros para oferecer aos hóspedes não apenas observação em voo, mas também esqui e caminhada. Ponant e Lindblad Expeditions-National Geographic também prometem expedições.

Para muitas empresas de cruzeiros, o fato de esses navios serem relativamente pequenos - e, portanto, fáceis de comissionar em instalações alternativas de estaleiros - os torna investimentos interessantes. Além disso, com viagens de 10 dias para a Antártica a partir de US$ 12 mil por pessoa, esses navios geram muito mais receita do que uma viagem de 10 dias para, digamos, o Caribe, onde os preços para viagens comparáveis ??podem ficar abaixo de US$ 2 mil. Mesmo se houver dúvidas sobre quanto tempo essas paisagens congeladas permanecerão viáveis ??(ou interessantes) para serem exploradas, o investimento deve compensar.

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