IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Deutsche Boerse pode entrar na disputa por Bolsa de Madri

Viren Vaghela e Daniel Schaefer

19/11/2019 06h52

(Bloomberg) -- A batalha pela Bolsa de Madri pode se transformar em uma guerra com lances de três vias, já que a Deutsche Boerse avalia se deve entrar na briga.

A operadora da Bolsa de Frankfurt estuda uma possível oferta pela Bolsas y Mercados Españoles (BME), de acordo com uma pessoa a par do assunto. O processo está em estágio inicial, e a Deutsche Boerse pode decidir não ir adiante, disse a pessoa, que pediu para não ser identificada discutindo deliberações internas.

Um porta-voz da Deutsche Boerse não quis comentar. O site de notícias La Información havia divulgado anteriormente o interesse da empresa alemã.

A possível escalada da disputa ocorre um dia depois que a SIX Group, que administra a bolsa suíça, anunciou uma oferta de 2,8 bilhões de euros (US$ 3,1 bilhões) para o assumir o controle da bolsa espanhola. A Euronext, que controla as bolsas de Paris e Amsterdã, disse que também está em negociações com a BME. A operadora de bolsa alemã disse no mês passado que está de olho em aquisições e que tem uma reserva de US$ 2,2 bilhões depois de ter desistido dos ativos de câmbio da Refinitiv, comprada pela London Stock Exchange.

As bolsas buscam aquisições para cortar custos e obter acesso a negócios lucrativos de dados, embora fatores políticos e regulatórios também tenham peso, já que a União Europeia tentou obrigar investidores do bloco a negociar dentro de suas fronteiras. A Suíça retaliou ao bloquear a negociação de ações suíças na UE.

A BME descreveu a oferta da SIX como "amigável", dizendo que reflete seu valor, além de concordar com uma multa de desistência de 0,5% do preço final da transação, equivalente a 14 milhões de euros em relação à proposta atual. A Euronext acha que está em boa posição, devido às incertezas sobre a relação regulatória da Suíça com a UE, e decidirá esta semana se deseja igualar ou fazer um lance maior do que a oferta da SIX, disse uma pessoa com conhecimento do assunto.

--Com a colaboração de Nicholas Comfort.

Para contatar o editor responsável por esta notícia: Daniela Milanese, dmilanese@bloomberg.net

Repórteres da matéria original: Viren Vaghela London, vvaghela1@bloomberg.net;Daniel Schaefer Frankfurt, dschaefer36@bloomberg.net