IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EasyJet planeja compensar emissões de carbono de voos

Frank Connelly

19/11/2019 11h13

(Bloomberg) -- A companhia aérea de baixo custo EasyJet disse que se tornará a primeira do setor a compensar emissões de dióxido de carbono de todos seus voos, em resposta às crescentes críticas ao papel da indústria de aviação nas mudanças climáticas.

"Não que esta seja a solução perfeita, sabemos que é uma etapa intermediária antes que as novas tecnologias entrem em ação", disse o CEO Johan Lundgren em entrevista à Bloomberg Television. "Acreditamos que isso está absolutamente de acordo com o que nossos clientes querem cada vez mais que as empresas façam."

A medida anunciada pela segunda maior companhia aérea de baixo custo da Europa coloca pressão sobre rivais de maior porte, como Deutsche Lufthansa e Air-France KLM, para que reforcem iniciativas que reduzam suas emissões. A IAG, que controla a British Airways, disse no mês passado que pretende compensar as emissões de todos voos domésticos no Reino Unido a partir do ano que vem.

A EasyJet planeja investir cerca de US$ 32,3 milhões em projetos que incluem o plantio de árvores ou proteção contra o desmatamento, com o objetivo de remover o máximo de dióxido de carbono da atmosfera que sua frota de aviões emitir, disse Lundgren em teleconferência com analistas.

Em resposta a dúvidas sobre a eficácia de tais programas, o executivo disse que a empresa será minuciosa em relação aos cálculos e participará apenas de projetos de compensação de primeira linha. Isso inclui expandir projetos de energia solar na Índia e construir ou consertar poços de água na África, disse Stephan Erler, gerente para a Alemanha da EasyJet.

Como parte da iniciativa ambiental, a EasyJet também assinou um memorando de entendimento com a Airbus relacionado a um projeto conjunto de pesquisa sobre híbridos e aviões elétricos.

--Com a colaboração de Nejra Cehic.

Para contatar o editor responsável por esta notícia: Daniela Milanese, dmilanese@bloomberg.net