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App de empresa finlandesa calcula pegada de carbono de compras

Kati Pohjanpalo

21/11/2019 08h06

(Bloomberg) -- Consumidores em breve poderão descobrir a verdadeira pegada de carbono de suas compras, graças a um aplicativo de um dos países com mais experiência no campo digital.

Ao contrário de outras calculadoras de pegadas de carbono já no mercado, o aplicativo desenvolvido pela Enfuce Financial Services, um provedor de serviços de pagamento finlandês, não depende que usuários insiram os dados manualmente. Em vez disso, o aplicativo combina dados de cartões de crédito e bancos com informações de compras em lojas de varejo para fornecer cálculos em tempo real de como um determinado produto afeta o clima.

Com cerca de 70% das emissões de carbono atribuídas globalmente aos usuários finais, a presidente e cofundadora da Enfuce, Monika Liikamaa, diz que o aplicativo deve ajudar as pessoas a adaptarem seus estilos de vida para que possam contribuir com o objetivo de limitar o aquecimento global em 1,5º Celsius.

"Precisa ocorrer uma grande mudança", disse Liikamaa.

Um cidadão finlandês médio precisa reduzir as emissões de CO2 de cerca de 10,4 toneladas por ano para cerca de 2 toneladas, de acordo com uma pesquisa sobre pegada de carbono relacionada ao estilo de vida da D-mat. Isso requer informações precisas sobre "como o comportamento das pessoas afeta o clima", disse Liikamaa em entrevista.

Experiência digital

A Finlândia, terra da Nokia e Angry Birds, oferece terreno fértil para esse tipo de aplicativo. O país tem o maior volume consumido de dados móveis per capita do mundo e reduziu o uso de dinheiro em 29% desde 2014. Estima-se que 10 milhões de cartões de pagamento sejam usados na Finlândia, um país com apenas 5,5 milhões de habitantes.

O aplicativo vai calcular a pegada de carbono com base nas compras do usuário - como o volume individual de bifes e tomates. Em seguida, vai sugerir medidas para reduzir o impacto da pegada de carbono do indivíduo. As sugestões típicas podem incluir banhos mais rápidos, usar o ônibus em vez do carro, diminuir o termostato e ser vegano por uma semana.

A Enfuce negocia com três grandes bancos e já trabalha com a Mastercard e a Amazon.com. Nenhum fornecedor terá direitos exclusivos sobre o sistema, que deve estar disponível até março, informou a empresa. O aplicativo poderia ser usado globalmente, segundo a Enfuce.

Para contatar o editor responsável por esta notícia: Daniela Milanese, dmilanese@bloomberg.net