IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Setor de carne bovina dos EUA tenta 'limpar' imagem de poluidor

Empresas prometem cortes ambiciosos das emissões de gases do efeito estufa, inclusive nas cadeias de suprimentos - Theo Marques/Folhapress
Empresas prometem cortes ambiciosos das emissões de gases do efeito estufa, inclusive nas cadeias de suprimentos Imagem: Theo Marques/Folhapress

Lydia Mulvany e Isis Almeida

25/11/2019 15h29

(Bloomberg) — Diante da mania por hambúrgueres veganos que domina os Estados Unidos, o setor de carne bovina tenta reverter a imagem de uma máquina emissora de gases de efeito estufa.

Com grandes varejistas e investidores pressionando empresas a reduzirem a pegada de carbono, gigantes como Tyson Foods e Cargill prometem cortes ambiciosos das emissões, inclusive nas cadeias de suprimentos. Diretores de sustentabilidade surgem entre executivos do alto escalão do setor de carnes, e anúncios nas redes sociais divulgam que os benefícios da carne bovina à saúde são mal interpretados.

É uma batalha difícil. Há mais de uma década, diversos estudos têm recomendado a redução do consumo de carne por razões ambientais e de saúde. Segundo alguns parâmetros, a agricultura responde por mais emissões globais de gases de efeito estufa do que o transporte, em parte devido à produção pecuária.

Enquanto isso, alternativas vegetais são a tendência do momento, já que mais americanos se autodenominam flexitarianos - pessoas que substituem regularmente a carne por outros alimentos. Empresas como Beyond Meat, cujos preços das ações mais que triplicaram desde a oferta pública inicial, se beneficiam da onda contra a carne, destacando as virtudes dos produtos veganos que aparecem nos cardápios de redes nacionais, como a TGI Fridays.

Ainda assim, o consumo de carne bovina é forte na América do Norte e, no geral, o consumo de carne está aumentando globalmente. Mas o receio em relação aos efeitos do consumo de carne bovina aumenta na mesma velocidade que as ofertas veganas e ascensão do mercado multibilionário de ativos verdes e sustentáveis. Deborah Perkins, chefe global de alimentos e agronegócio do ING Wholesale Banking, diz que o setor precisar continuar trabalhando para reduzir sua pegada.

Muitos dos problemas ambientais se resumem ao modo como os animais processam os alimentos. O gado emite metano, um gás de efeito estufa particularmente potente, como parte de seus processos digestivos. Simplificando, os gases e o estrume de vaca são os grandes culpados.

Mas o setor aponta para novos números que comparam a produção americana dos EUA com o resto do mundo. Um estudo recente do governo financiado pelo setor identificou que a pegada da carne bovina dos EUA responde por cerca de 3% dos gases de efeito estufa produzidos pela atividade humana, uma parcela muito inferior em comparação com o número global de 14,5% frequentemente citado.

"Devemos aceitar esse 3% e reduzi-lo, porque 3% ainda é importante", disse Kim Stackhouse-Lawson, diretora de sustentabilidade da JBS EUA, controlada pela JBS, maior produtora mundial de carne bovina.

As unidades de negócios da JBS nos EUA e no Canadá estabeleceram uma meta para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 20% até 2020 a partir do nível de 2015.

A tecnologia pode ajudar. O gado dos EUA mudou nas últimas décadas por meio da criação e novas fórmulas de ração. Agora pecuaristas são capazes de produzir a mesma quantidade de carne bovina que produziam em 1975, com 36% menos animais, de acordo com Sara Place, diretora sênior de produção sustentável de carne bovina da Associação Nacional de Produtores de Carne Bovina dos EUA.

(Com a colaboração de Andrew Martin e James Attwood)