IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Fabricantes de smartphones encomendam peças apesar de pandemia

Pavel Alpeyev, Yuki Furukawa e Takashi Mochizuki

08/04/2020 12h09

(Bloomberg) -- A Murata Manufacturing, que domina o mercado de capacitores de cerâmica, não enfrenta queda da demanda por componentes de smartphones. Segundo a empresa, fabricantes continuam com planos de lançar modelos neste ano, apesar da crise global de coronavírus.

Os pedidos de fevereiro e março de fornecedores de celulares estão em linha com os níveis do ano passado, apesar das incertezas em relação à demanda do usuário final, disse em entrevista na quarta-feira Norio Nakajima, um veterano da Murata que assumirá o cargo de presidente em junho. As chinesas Huawei Technologies e Oppo não mudaram os planos traçados antes do surto, disse Nakajima, sem mencionar as empresas diretamente.

A pandemia causou altos e baixos para a Murata, cujos componentes são usados em vários produtos como nos iPhones da Apple, televisores e automóveis. Embora a empresa espere queda da demanda de montadoras neste ano, os pedidos de peças em estações-base sem fio continuaram fortes, já que operadoras estão desenvolvendo redes celulares de quinta geração. Um aumento repentino do teletrabalho e pessoas presas em casa em quarentena também levaram a um aumento da demanda por data centers e fabricantes de consoles de jogos.

"A situação não é clara, porque os fatores de impulso não são econômicos", disse Nakajima, em entrevista da sede da empresa em Kyoto. "Depende muito do ritmo do desenvolvimento da vacina e do avanço do tratamento. Mas, até agora, os preparativos estão sendo realizados da mesma maneira que no ano passado."

©2020 Bloomberg L.P.