IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Colapso da produção de aço no Japão dá pistas sobre crise global

Masumi Suga

09/04/2020 10h56

(Bloomberg) -- A produção de aço no Japão pode encolher 26% neste trimestre devido aos estragos causados pela pandemia de coronavírus na economia global, segundo previsão oficial. O dado é mais um sinal da crise enfrentada pelo setor globalmente, com usinas sendo forçadas a reduzir operações.

A fabricação de aço bruto do país deve cair para 19,36 milhões de toneladas no período, o menor volume desde o segundo trimestre de 2009, segundo relatório do Ministério da Economia, Comércio e Indústria divulgado na quinta-feira. O Japão é o terceiro maior fornecedor da liga, depois da China e da Índia.

A indústria siderúrgica sente o impacto dos confinamentos impostos pelos governos para tentar impedir a propagação do Covid-19. No início desta semana, dados do Instituto Americano de Ferro e Aço mostraram que o uso da capacidade das siderúrgicas dos Estados Unidos está no menor nível desde pouco antes de Donald Trump se tornar presidente. O Ministério do Japão destacou que sua estimativa reflete apenas parcialmente o impacto do vírus.

O colapso da produção de aço pode enfraquecer os preços do minério de ferro, já que a demanda pelo insumo diminui. Ainda assim, neste ano os contratos futuros de minério de ferro têm se saído melhor do que outras commodities industriais, com queda de cerca de 10% em Cingapura.

©2020 Bloomberg L.P.