PUBLICIDADE
IPCA
+0,93 Mar.2021
Topo

Minas fechadas por pandemia afetam produção global

Krystal Chia, Thomas Biesheuvel e Maria Elena Vizcaino

15/04/2020 09h26

(Bloomberg) -- Várias mineradoras, incluindo algumas gigantes do setor, foram obrigadas a interromper ou reduzir a produção e o processamento como resposta às medidas de confinamento para desacelerar a propagação do coronavírus.

Gargalos sem precedentes nas operações e cadeias de suprimento abalaram as perspectivas para metais industriais e preciosos, justo quando a demanda é atingida por projeções da maior recessão em quase um século.

A indústria também navega entre incertezas à medida que governos aprofundam, revisam ou flexibilizam medidas para conter a pandemia. Mineradoras no Chile, um gigante na produção de cobre, reduziram operações, enquanto um extenso confinamento afetou produtores no Peru. A Zâmbia aumentou a disputa com a Glencore, ameaçando retomar minas de cobre depois que a empresa disse que precisava fechar cavas.

Enquanto isso, outras mineradoras tentam retomar as atividades. No Quebec, Canadá, a mineração foi reclassificada como essencial, abrindo caminho para o reinício das operações. Produtores de platina na África do Sul também adotam medidas para retomar as atividades após a flexibilização de algumas restrições pelo governo, embora algumas mineradoras tenham dito que a polícia teria impedido trabalhadores de retornarem às operações.

Veja como algumas empresas estão sendo afetadas pela pandemia:

©2020 Bloomberg L.P.