Maior produtora de aço global alerta para saturação do mercado
(Bloomberg) -- A China Baowu Steel, maior produtora mundial de aço, alertou que a recessão global e a drástica desaceleração do mercado automobilístico devido à pandemia de coronavírus aumentam o risco de saturação mesmo com a recuperação da economia da China.
A expectativa da pior recessão em quase um século atinge as exportações de aço chinesas e, com a capacidade doméstica ainda em expansão, o mercado enfrentará excesso de oferta mais significativo, disse a Baoshan Iron & Steel, empresa listada da Baowu, em comunicado na terça-feira. O lucro líquido da unidade caiu 44% no primeiro trimestre. No ano passado, a Baowu ultrapassou a ArcelorMittal como a maior produtora de aço do mundo.
Os mercados globais de aço estão em crise com fábricas e canteiros de obras parados em meio aos esforços para conter a propagação do vírus. Embora a economia da China ensaie uma recuperação, ainda há muita incerteza sobre o escopo da retomada. Excluindo a Ásia, o Citigroup prevê queda de 25% da demanda por aço no terceiro trimestre na comparação anual.
A unidade da Baowu destacou o setor automotivo como grande preocupação, já que muitas fábricas de automóveis estão fechadas globalmente. A Baowu é a maior fornecedora de aço da China para carrocerias de automóveis, e sua participação de mercado e lucros enfrentam grandes desafios devido à desaceleração da indústria, disse.
Os preços domésticos na China para chapas laminadas a quente, um importante produto siderúrgico, caíram para o menor nível desde 2017 no início deste mês em meio à fraca demanda. Embora os estoques tenham diminuído, ainda estão muito acima do normal para esta época do ano.
O coronavírus causa "um impacto muito grande na indústria siderúrgica no curto prazo, mas limitado no longo prazo", já que a crise de saúde não eliminou a prosperidade da economia chinesa, informou a companhia listada. A economia da China deve se expandir menos de 2% neste ano sob o impacto dos confinamentos antivírus combinado com o colapso da demanda global, segundo pesquisa da Bloomberg com economistas.
©2020 Bloomberg L.P.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.