IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Pandemia suspende recrutamento de pacientes para novos estudos

James Paton

28/04/2020 11h31

(Bloomberg) -- Um estudo que avaliava um medicamento para colesterol da Novartis suspendeu o recrutamento de pacientes devido ao Covid-19, em mais um exemplo de como a pandemia afeta pesquisas em todo o setor.

A farmacêutica suíça suspendeu novos recrutamentos em um grande ensaio clínico do Reino Unido chamado Orion-4, que avalia o inclisiran, um fármaco experimental para o coração, disse Vas Narasimhan, diretor-presidente da Novartis, em entrevista à Bloomberg Television. O medicamento, com grande potencial de vendas, foi fundamental para a aquisição da Medicines Co. por US$ 9,7 bilhões pela Novartis no ano passado.

A Novartis não está sozinha. Reguladores em vários países pedem a pesquisadores que evitem interações pessoais e tentem usar telefone ou vídeo, enquanto centros médicos se concentram em combater o coronavírus. A Sanofi disse que observa alguns atrasos, sem dar exemplos, enquanto analistas da Wolfe Research disseram o surto provavelmente interferiu no recrutamento de pacientes para um estudo da Biogen sobre o aducanumab, um medicamento experimental para Alzheimer.

"O problema real para nós e para todo o setor tem sido o início de novos ensaios clínicos, bem como a continuidade do recrutamento de estudos em andamento", disse Narasimhan, da Novartis. "Estamos fazendo o possível para mitigar isso."

Pausa da Lilly

A maioria dos estudos da Novartis ainda está em andamento, disse o CEO. A empresa conseguiu transferir os testes para a China e outros países asiáticos. O estudo Orion-4, que deve terminar em 2024, visa recrutar 15 mil participantes nos EUA e Reino Unido, disse a Novartis no mês passado. O atraso não deve ter um impacto a longo prazo no ensaio se o recrutamento de pacientes puder ser retomado nos próximos meses.

O Covid-19 afeta ensaios clínicos em áreas como doenças respiratórias que podem desviar recursos hospitalares da luta contra a crise, disse a Sanofi por e-mail. A farmacêutica disse que ainda avança em projetos-chave.

A Eli Lilly, outra grande farmacêutica, adiou o início da maioria dos novos estudos e suspendeu o recrutamento na maioria dos ensaios em andamento, mas continuará os testes para pacientes que já inscritos. A Erytech Pharma, uma pequena farmacêutica, disse na semana passada que o ritmo de recrutamento para um teste de câncer de pâncreas diminuiu.

Até agora, a pandemia não afetou a demanda pelos medicamentos da Novartis no mercado. Pelo contrário, os pacientes correram para comprar remédios essenciais antes das medidas de confinamento. A empresa manteve a previsão de vendas e lucro para o ano na divulgação do balanço do primeiro trimestre.

©2020 Bloomberg L.P.