IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Níveis de água do Reno caem com falta de chuvas na Alemanha

William Wilkes e Brian Parkin

30/04/2020 12h50

(Bloomberg) -- As chuvas de primavera não se materializaram na Alemanha neste ano, baixando os níveis do Rio Reno, o mais importante do país, e causando preocupações de que importantes bens industriais possam enfrentar problemas para chegar ao seu destino.Abril é geralmente um dos meses mais chuvosos, mas a maior economia da Europa havia registrado apenas 5% do volume de chuva normal para o mês até o dia 27, segundo o serviço federal de meteorologia da Alemanha. Pode ser o mês mais seco desde que os registros começaram em 1881.

Além da vegetação amarelada, muito diferente do verde exuberante nesta temporada, o período seco reduziu os níveis de água do Rio Reno, um canal que transporta todo tipo de mercadorias, como aço, petróleo e carvão, até as fábricas da Alemanha. O rio está agora no nível mais baixo para o final de abril desde 2011."Se não conseguirmos volumes de chuva mais normais em maio, analisaremos outro ano de sérias condições de seca", disse Andreas Friedrich, do DWD, serviço federal de meteorologia alemão.

Com origem no alto dos Alpes suíços, o Reno se estende por mais de 1.300 quilômetros e transporta barcaças de carga por algumas das zonas industriais mais importantes da Europa antes de alcançar o Mar do Norte em Roterdã. Uma mistura de escoamento glacial e chuva alimenta o rio, mas a contribuição das geleiras diminuiu nos últimos anos com a formação de gelo no inverno sendo derretida no verão.No ano passado, o Ministério dos Transportes da Alemanha anunciou planos para garantir que o Reno permaneça navegável para navios industriais, mesmo com o menor volume de água a cada ano. O programa inclui novos sistemas de alerta precoce e dragagem de algumas das partes mais rasas do rio.

No ano passado, empresas que navegam pelo Reno, como Royal Dutch Shell e BASF, compraram barcos menores, garantiram capacidade de caminhões e trens e guardaram mais suprimentos em armazéns. Medidas que poderiam ser repetidas se a seca na Alemanha persistir.As águas do gargalo de Kaub caíram para 1 metro e 15 centímetros, menos da metade dos níveis médios para esta época do ano. Autoridades do serviço federal de meteorologia da Suíça disseram que as ondas de calor no verão de 2019 - com temperaturas acima de 25 graus Celsius nas zonas montanhosas - devem ter destruído ainda mais as geleiras, o que significa que não poderão contribuir para compensar a falta de chuvas.Embora cientistas estejam confiantes de que o encolhimento glacial decorre do aquecimento global, ainda não vinculam uma tendência crescente de menos chuvas em abril às mudanças climáticas, de acordo com o serviço federal da Alemanha.No entanto, é possível sugerir que as temperaturas vistas na Europa em abril subiram devido ao aquecimento global e, como o ar mais quente pode reter mais umidade, as taxas de evaporação aumentaram, de acordo com Simon Lee, climatologista da Universidade de Reading."Mais comumente associamos esse efeito às ondas de calor do verão", disse. "Mas o mecanismo é o mesmo e, à medida que a estação de cultivo se expande devido ao clima quente, os impactos desses períodos quentes no início da temporada podem se tornar mais significativos."

©2020 Bloomberg L.P.