IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

CME diz que não pode garantir segurança quando pregão reabrir

Isis Almeida

07/05/2020 10h12

(Bloomberg) -- A CME Group disse que não pode garantir a segurança de trabalhadores que usam o pregão de opções quando a bolsa de Chicago reabrir.

O distanciamento social não é possível em ambientes de negociação aberta e, como resultado, a bolsa exigirá que qualquer pessoa disposta a retomar as negociações no pregão assine um documento aceitando os riscos de se contagiar com o coronavírus, disse o CEO Terry Duffy em reunião de acionistas na quarta-feira.

As bolsas nos EUA se preparam para reabrir os pregões de forma gradual. Embora ainda não haja uma data de reinício definida para os pregões de Chicago, a reabertura só poderia ocorrer daqui a três semanas, depois que o estado de Illinois suspender a quarentena, dependendo das diretrizes locais, estaduais e federais.

"Não me canso de destacar que não seremos capazes de garantir a segurança de operadores" e outros funcionários de trading por acessar o pregão, disse Duffy aos acionistas de acordo com cópia de seus comentários publicada no site da bolsa. "Como qualquer pessoa que tenha negociado em pregão aberto pode atestar, não há como efetuar exigências de distanciamento social. Soluções que podem ser práticas para outros ambientes de negociação não são viáveis para nossos pregões."

A CME fechou o pregão em março, quando o vírus se espalhou e estados nos EUA impuseram quarentenas. Outras bolsas que também fecharam pregões se preparam para reabrir. O pregão Arca Options da Bolsa de Valores de Nova York em São Francisco informou que reabriria parcialmente na última segunda-feira. A CBOE Global Markets disse que estaria pronta para reabrir o pregão em Chicago em 1º de junho, se for seguro.

A CME disse que incentivará qualquer pessoa disposta a acessar o pregão a consultar um médico sobre o retorno e quais precauções devem ser tomadas.

P.J. Quaid, um corretor de opções de milho que trabalha no pregão de Chicago, disse que está satisfeito porque a CME finalmente disse algo sobre reabrir a bolsa.

"Sempre pensei que foram prematuros em fechar o pregão", disse. "Também acho que esperar três semanas até o governador dar o OK é extremamente excessivo. Estados e cidades que foram mais afetados estão reabrindo mais cedo e trabalhando para voltar aos trilhos."

Alguns operadores se queixaram da falta de liquidez sem o pregão de opções. Muitos corretores também dependem do trabalho no pregão como principal fonte de renda.

A reabertura será feita de forma gradual, de acordo com a CME. O pregão de opções de eurodólares será o primeiro. Os comentários da CME publicados no site confirmam reportagem anterior da Bloomberg.

©2020 Bloomberg L.P.