PUBLICIDADE
IPCA
0,86 Out.2020
Topo

Menor volume de exportações a granel afeta lucro de armadores

Annie Lee e Krystal Chia

18/05/2020 07h22

(Bloomberg) -- Navios que transportam commodities secas a granel encontram dificuldades para obter lucro devido ao duplo impacto da menor demanda sazonal por cargas e da pandemia de Covid-19, que afeta o comércio e a atividade industrial global.

"Estamos realmente no fundo do poço para o granel seco", disse em entrevista William Fairclough, diretor-gerente da Wah Kwong Maritime Transport Holdings, um dos maiores armadores independentes de Hong Kong.

Os embarques do Brasil, um dos maiores exportadores do mercado de granel seco, continuam baixos, e as cadeias de suprimentos globais são sacudidas pelo vírus, disse. "Os ganhos de todo o setor de granel seco são basicamente nada."

O Índice Baltic Exchange Capesize, que monitora as taxas de frete para cargas a granel de várias commodities, como carvão e minério de ferro, acumula queda neste ano, com curta recuperação em abril. O Índice Baltic Dry, um indicador mais amplo da demanda de navios, atingiu o menor nível desde 2016 na semana passada.

O vírus agrava a situação de um mercado já em crise. Os primeiros meses do ano são sazonalmente fracos, e houve menos cargas de minério de ferro do Brasil e da Austrália devido a problemas climáticos. No ano passado, o rompimento da barragem em Brumadinho reduziu as exportações da Vale.

"Estamos agora em território desconhecido, porque é impossível entender, ou calcular, quando as várias medidas de confinamento serão suspensas em diferentes países ou o impacto de uma potencial segunda onda de infecção", disse Fairclough. Para que as taxas de embarque a granel tenham uma recuperação sustentada, o mercado indiano precisa voltar a operar e também são necessários volumes maiores de minério de ferro do Brasil para a China, disse.

O transporte a granel representa cerca de 40% da receita da empresa. O restante vem do mercado de navios-tanque, que deu um grande salto. Ambos os setores tendem a se mover em direções opostas, o que protege os ganhos da empresa. Atualmente, a Wah Kwong possui 19 embarcações com mais cinco navios em construção entre graneleiros e setores de petróleo.

Fairclough espera uma melhora gradual das taxas no segundo semestre, depois da onda de pacotes de estímulo e com a recuperação da atividade econômica e industrial na China. O setor de transporte marítimo também é, por natureza, capaz de se recuperar rapidamente, disse.

©2020 Bloomberg L.P.