Analistas quant do JPMorgan destacam vantagens de dados de fluxo
(Bloomberg) -- Informações sobre fluxos de investimentos alocados e retirados do mercado acionário podem ser úteis para certos tipos de estratégias de renda variável, de acordo com a equipe quantitativa do JPMorgan Chase.
A abordagem mais eficaz é combinar dados de momentum e posicionamento de curto prazo para criar um "fator de fluxo", que pode ser usado para ajudar na seleção de portfólio e gerar retornos mais altos, disseram estrategistas como Khuram Chaudhry e Marko Kolanovic em relatório de 26 de maio.
Com poucas pesquisas publicadas disponíveis sobre o poder preditivo dos dados de fluxo, o JPMorgan estudou se estes podem ser analisados como um fator para melhorar métricas, como retornos médios sobre a taxa livre de risco e esperadas quedas entre máximas e mínimas.
"Os retornos de estilo de investimento podem, em média, ser aprimorados pela adição de dados de fluxo", disseram os estrategistas. "Em geral, o benefício para estilos 'long only' (comprados) é observado através de menor volatilidade e aumento dos índices de Sharpe, além de quedas menos acentuadas. Os resultados são reforçados para carteiras compradas/vendidas."
Gestores de fundos quantitativos, assim como a maioria de outros investidores, sofreram com o impacto do crash do mercado neste ano, o que pressionou estratégias que, mesmo antes da turbulência, tentavam gerar os retornos dos bons tempos.
Entre as descobertas do JPMorgan:
- O fator de fluxo tem uma correlação positiva com os estilos de qualidade, momentum e baixo risco
- A maioria dos fatores de fluxo mostra desempenho "estelar" na Europa, particularmente o momentum do fluxo
- As estratégias de fluxo são menos eficazes nos EUA, embora o uso de dados de posicionamento possa ser eficaz
- As métricas de fluxo não são eficazes no Japão e em todas as métricas apresentam desempenho abaixo da média do mercado
- Fatores de fluxo em mercados emergentes geram resultados mistos
"Os investidores normalmente veem os fluxos como um indicador antecedente", disseram os estrategistas.
©2020 Bloomberg L.P.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.