IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Analistas quant do JPMorgan destacam vantagens de dados de fluxo

Gregor Stuart Hunter

26/05/2020 12h37

(Bloomberg) -- Informações sobre fluxos de investimentos alocados e retirados do mercado acionário podem ser úteis para certos tipos de estratégias de renda variável, de acordo com a equipe quantitativa do JPMorgan Chase.

A abordagem mais eficaz é combinar dados de momentum e posicionamento de curto prazo para criar um "fator de fluxo", que pode ser usado para ajudar na seleção de portfólio e gerar retornos mais altos, disseram estrategistas como Khuram Chaudhry e Marko Kolanovic em relatório de 26 de maio.

Com poucas pesquisas publicadas disponíveis sobre o poder preditivo dos dados de fluxo, o JPMorgan estudou se estes podem ser analisados como um fator para melhorar métricas, como retornos médios sobre a taxa livre de risco e esperadas quedas entre máximas e mínimas.

"Os retornos de estilo de investimento podem, em média, ser aprimorados pela adição de dados de fluxo", disseram os estrategistas. "Em geral, o benefício para estilos 'long only' (comprados) é observado através de menor volatilidade e aumento dos índices de Sharpe, além de quedas menos acentuadas. Os resultados são reforçados para carteiras compradas/vendidas."

Gestores de fundos quantitativos, assim como a maioria de outros investidores, sofreram com o impacto do crash do mercado neste ano, o que pressionou estratégias que, mesmo antes da turbulência, tentavam gerar os retornos dos bons tempos.

Entre as descobertas do JPMorgan:

  • O fator de fluxo tem uma correlação positiva com os estilos de qualidade, momentum e baixo risco
  • A maioria dos fatores de fluxo mostra desempenho "estelar" na Europa, particularmente o momentum do fluxo
  • As estratégias de fluxo são menos eficazes nos EUA, embora o uso de dados de posicionamento possa ser eficaz
  • As métricas de fluxo não são eficazes no Japão e em todas as métricas apresentam desempenho abaixo da média do mercado
  • Fatores de fluxo em mercados emergentes geram resultados mistos

"Os investidores normalmente veem os fluxos como um indicador antecedente", disseram os estrategistas.

©2020 Bloomberg L.P.