IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Potencial de hidrogênio limpo impulsiona ações do setor

William Mathis e Ewa Krukowska

28/05/2020 16h04

(Bloomberg) -- Algumas das empresas que fabricam máquinas que podem separar a água em hidrogênio e oxigênio estão em alta neste ano.

Companhias especializadas na tecnologia podem ser fundamentais para os planos da Europa de zerar emissões de gases de efeito estufa até 2050. As ações da ITM Power, com sede em Sheffield, Inglaterra, acumulam alta de 290% desde janeiro, superando farmacêuticas como a Moderna, que desenvolvem uma vacina contra o coronavírus."O hidrogênio limpo é uma das prioridades em nossa transição energética e investiremos muito em tornar o hidrogênio parte de nossa matriz energética no futuro", disse a repórteres Frans Timmermans, vice-presidente executivo da Comissão Europeia, em Bruxelas na quinta-feira. "Tem um enorme potencial."

Concorrentes da ITM também se valorizam. Ações da norueguesa Nel sobem quase 70% neste ano, enquanto os papéis da francesa McPhy Energy têm alta de cerca de 50%.

Essas empresas usam a eletricidade para transformar a água em hidrogênio, que pode ser usado como combustível, e oxigênio, que pode ser lançado com segurança na atmosfera. O hidrogênio pode ajudar a reduzir os gases de efeito estufa de alguns dos segmentos mais poluentes da economia, como a produção de aço e produtos químicos que dependem de carvão ou gás natural.

"Há um reconhecimento maior de que o hidrogênio é bastante essencial para alcançar nossas agendas de descarbonização daqui para frente", disse Marc Elliott, analista da Investec Securities, corretora corporativa da ITM. "Poderia ser maior do que o setor de gás natural."

©2020 Bloomberg L.P.