IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

XP contrata ex-Credit Suisse como co-responsável por derivativos

Cristiane Lucchesi

01/06/2020 08h07

(Bloomberg) -- A XP Inc., maior corretora do Brasil, contratou o ex-diretor gerente do Credit Suisse Group AG Leonardo Cardoso para ajudar a expandir seus negócios de derivativos de tesouraria.

Cardoso, que foi chefe de derivativos de ações e trading de renda variável para América Latina do Credit Suisse por 12 anos, começa segunda-feira como co-responsável de derivativos de tesouraria da XP, informou a empresa. Ele e o co-responsável Túlio Carnelossi desenvolverão novos produtos para os 2 milhões de clientes da corretora.

"As taxas de juros nas mínimas históricas estão sendo transformacionais para a economia do país e, nesse sentido, é fundamental ter opções diferenciadas para atender às necessidades de alocação dos portfólios dos nossos mais de 2 milhões de clientes", disse Carlos Ferreira, sócio da XP responsável pela área institucional, em comunicado.

A XP está crescendo o time de derivativos de tesouraria desde o final do ano passado. Em abril, contratou Douglas Ramos Filho para a equipe comercial de produtos estruturados após seis anos no Credit Suisse. Fernando Lemos, ex-chefe comercial de produtos estruturados do Brasil no BNP Paribas SA, começou em dezembro para estruturar notas e derivativos exóticos.

Em novembro, a XP já havia contratado Rafael Biral para desenvolver a área comercial de renda fixa, moeda e commodities, depois de passar cerca de 25 anos em bancos como Société Générale SA e Standard Chartered Plc.

"Estamos montando um time com profissionais de elevada capacidade e grande reconhecimento no mercado, com o objetivo de entregar as melhores soluções tanto para o varejo quanto para os clientes institucionais", disse Victor Mansur, sócio e chefe de tesouraria da XP, no comunicado.

A corretora obteve autorização para abrir um banco em outubro e está usando empréstimos para atrair clientes de seus concorrentes. No mês passado, contratou Paulo Leme, ex-chefe dos negócios do Goldman Sachs Group Inc. no Brasil, como presidente do comitê de alocação global de private banking. Também recrutou outras três pessoas para o private banking, incluindo Roberto Schott, um veterano de dez anos do Banco BTG Pactual SA em Nova York.

©2020 Bloomberg L.P.