IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Apple planeja anunciar mudança para chip próprio em evento WWDC

Mark Gurman

09/06/2020 08h54

(Bloomberg) -- A Apple se prepara para anunciar a mudança para seus próprios processadores em computadores Mac durante sua conferência anual de desenvolvedores, substituindo os chips da Intel já no início deste mês, de acordo com pessoas com conhecimento dos planos.

A empresa realiza a conferência WWDC na semana de 22 de junho. A divulgação da iniciativa no evento, batizada de Kalamata, daria aos desenvolvedores externos tempo para se ajustarem antes que os novos Macs sejam apresentados em 2021, disseram as pessoas. Como a transição do hardware ainda levará meses, o momento do anúncio pode mudar, acrescentaram as pessoas, que não quiseram ser identificadas.

Os novos processadores terão como base a mesma tecnologia usada nos chips projetados pela Apple para o iPhone e iPad. No entanto, os futuros Macs ainda executarão o sistema operacional macOS, em vez do software iOS de aparelhos móveis da empresa. A Bloomberg News reportou a decisão da Apple de deixar de usar os chips da Intel no início deste ano e em 2018.

A Apple usa a tecnologia licenciada da Arm, unidade do conglomerado de tecnologia japonês SoftBank. Essa arquitetura é diferente da tecnologia subjacente nos chips Intel; portanto, os desenvolvedores precisam de tempo para otimizar seu software para os novos componentes. A Apple, com sede em Cupertino, Califórnia, e a Intel, com sede em Santa Clara, não comentaram.

O grupo de desenvolvimento de chips da Apple, liderado por Johny Srouji, decidiu fazer a troca pois os ganhos anuais de desempenho dos processadores da Intel diminuíram. Engenheiros da Apple temiam que seguir com a Intel pudesse atrasar ou interferir no desenvolvimento de alguns futuros Macs, segundo pessoas com conhecimento dos projetos.

Na Apple, os testes de novos Macs com chips baseados na tecnologia da Arm mostraram melhorias consideráveis em relação às versões da Intel, especificamente no desempenho gráfico e em aplicativos que usam inteligência artificial, disseram as pessoas. Os processadores da Apple também são mais eficientes em termos de energia do que os da Intel, o que pode significar laptops Mac mais finos e leves no futuro.

O anúncio da Apple seria um destaque da WWDC deste ano, que será realizada on-line devido à pandemia de Covid-19. Devido às incertezas da crise global de saúde e de seu impacto no desenvolvimento de produtos da Apple, o momento do anúncio dos chips pode mudar.

©2020 Bloomberg L.P.