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Dona da Zara investirá 900 milhões de euros por ano em expansão

Rodrigo Orihuela

10/06/2020 08h40

(Bloomberg) -- A Inditex apresentou plano para investir 900 milhões de euros (US$ 1 bilhão) por ano até 2022 para aumentar as operações de comércio eletrônico e expandir as lojas físicas, mesmo com a pandemia da Covid-19 atrapalhando a visibilidade das perspectivas para o varejo de roupas.

A operadora da marca Zara pretende gerar mais de um quarto do faturamento pela internet até 2022. O aumento da receita online suavizou a queda de 44% nas vendas do primeiro trimestre. A Inditex adiou o pagamento de um dividendo de bonificação especial após apresentar o primeiro prejuízo trimestral desde que abriu o capital, duas décadas atrás.

O lockdown chegou a fechar quase 90% das lojas da Inditex em determinado período em abril. Agora, a empresa já estuda como superar a concorrência e ampliar sua participação de mercado no período pós-isolamento. Ao longo de três anos, a Inditex planeja alocar 1 bilhão de euros em investimentos nas operações online e 1,7 bilhão de euros na expansão das lojas.

A Inditex anunciou o plano antes de qualquer sinal de recuperação das lojas físicas. A receita total desabou 51% em maio e 34% no início de junho, excluindo variações cambiais.

As operações online têm sido a salvação das varejistas: o e-commerce quase dobrou em abril.

Em mercados cruciais para a dona da Zara, como Espanha e Itália, o lockdown se concentrou em abril. Mais de três quartos das lojas estão abertas agora, após a flexibilização das regras de isolamento. Em mercados que reabriram totalmente, as vendas caíram 16% nos primeiros dias de junho.

O modelo flexível de compras da Inditex traz uma vantagem sobre a concorrência. O nível dos estoques diminuiu 10% no primeiro trimestre.

©2020 Bloomberg L.P.

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