IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Correção: Alimentos têm baixo risco de espalhar vírus

Bloomberg News

17/06/2020 07h00

(Bloomberg) -- (ONU corrige sua posição sobre carne de animais selvagens no sétimo parágrafo de reportagem publicada em 17 de junho.)

Alimentos apresentam pouco risco de propagar o coronavírus, dizem especialistas em saúde de vários países, numa tentativa de tranquilizar consumidores depois que um surto em Pequim foi atribuído a peixes importados.

A FDA, agência que regula fármacos e alimentos nos EUA, disse que "não tem conhecimento de qualquer evidência" para sugerir que alimentos possam transmitir o vírus. A visão foi compartilhada por Kate Grusich, porta-voz para os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, segundo a qual, devido à baixa capacidade de sobrevivência dos coronavírus em superfícies, "provavelmente existe um risco muito baixo de propagação por produtos alimentícios ou embalagens".

O Chile, maior exportador de salmão depois da Noruega, tentou convencer a China de que seu peixe é seguro para importação após o cancelamento dos pedidos. A Autoridade Norueguesa de Segurança Alimentar também disse que não há casos conhecidos de infecção por alimentos contaminados.

O possível perigo de contágio por alimentos veio à tona devido aos casos de coronavírus associados a uma tábua de um vendedor de salmão importado em um mercado de Pequim. O salmão foi retirado das prateleiras dos principais supermercados na China, e destacados especialistas chegaram a recomendar que consumidores não consumissem o peixe rico em ômega-3.

"Até o momento, não há evidências mostrando que o salmão seja a origem ou hospedeiro intermediário do coronavírus", disse Shi Guoqing, especialista da Comissão Nacional de Saúde, em conferência de imprensa em Pequim na terça-feira.

Wu Zunyou, epidemiologista-chefe do CDC da China, disse em entrevista na segunda-feira à televisão estatal que o resultado positivo de uma tábua de cortar salmão "não indica muito", pois o peixe poderia ter sido contaminado por trabalhadores ou gotículas de consumidores.

Existem apenas alguns exemplos de pessoas que se contagiaram com o coronavírus por meio de animais. A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura diz que a carne bem cozida de gado saudável é segura, mas recomenda evitar carne crua de animais selvagens ou de gado doente.

Superfícies contaminadas

Especialistas em saúde confirmaram que a transmissão pode ocorrer indiretamente, tocando uma superfície ou objeto contaminado, embora o CDC dos EUA tenha dito no fim de maio que esse meio provavelmente não é a principal maneira de propagação do vírus.

Não está claro se o vírus pode ser transmitido através de alimentos que foram descongelados. David Hamer, professor da Escola de Saúde Pública da Universidade de Boston e médico do Boston Medical Center, disse que, embora não haja evidências de que o Covid-19 possa ser transmitido por meio de alimentos, são necessárias mais pesquisas.

"Isso gera muitas perspectivas preocupantes em torno do movimento global do suprimento de alimentos", disse. "Pode causar pânico se as pessoas acharem que sua comida pode ser causa de infecção."

©2020 Bloomberg L.P.