PUBLICIDADE
IPCA
-0,38 Mai.2020
Topo

Indicadores de sustentabilidade S&P são revisados em pandemia

Ishika Mookerjee

18/06/2020 13h19

(Bloomberg) -- A pandemia de coronavírus tem levado a uma revisão das referências de sustentabilidade da S&P Dow Jones Indices, de acordo com o responsável pelos indicadores ambientais, sociais e de governança da empresa, ou padrões ESG, na sigla em inglês.

Fatores como esquemas de trabalho flexíveis e estruturas de governança e gestão de uma empresa para lidar com riscos repentinos e inesperados decorrentes de questões de saúde agora são importantes para a avaliação da sustentabilidade corporativa, disse Reid Steadman em entrevista por telefone. Gestoras como BlackRock, Allianz Global Investorse e Invesco têm destacado o desempenho superior dos índices de sustentabilidade em relação aos pares fora desse grupo neste ano.

A crise global da saúde levou vários países a fecharem as economias por vários meses e desencadeou o maior experimento de trabalho remoto do mundo, revelando a importância da gestão de funcionários para empresas. Os esquemas de trabalho remoto podem se tornar parte do chamado novo normal, enquanto questões de saúde assumiram a linha de frente com mais de 8 milhões pessoas infectadas pelo vírus globalmente no intervalo de alguns meses.

"Agora, pensamos com cuidado se podemos capturar ainda mais elementos da gestão de capital humano", disse Steadman, acrescentando que a empresa está revisando o papel de uma pandemia nas pontuações ESG.

O executivo, cuja empresa tem sede em Nova York, disse que a provedora de índices também pode considerar o impacto de epidemias e doenças nas comunidades em que as empresas operam como parte de seus novos critérios de avaliação. Além da revisão dos indicadores atuais e pontuação, a empresa pode lançar índices que capturam a gestão de capital humano em maior medida, disse.

A S&P possui mais de 100 indicadores de sustentabilidade que são seguidos por cerca de US$ 25 bilhões em ativos. A S&P pesquisa e classifica mais de 7 mil empresas no mundo todo para a inclusão nos índices, e a avaliação inclui fatores sociais, como treinamento de funcionários e desenvolvimento de habilidades.

©2020 Bloomberg L.P.

Economia