IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

American Airlines retomará capacidade total de voos em julho

Avião da American Airlines - Joe Raedle/Getty Images
Avião da American Airlines Imagem: Joe Raedle/Getty Images

Mary Schlangenstein

26/06/2020 13h28

A American Airlines disse que poderá vender toda a capacidade dos voos a partir de 1º de julho, abandonando os limites para transporte de passageiros pensados para promover o distanciamento social em meio à pandemia de coronavírus.

Os clientes ainda serão notificados quando fizerem a reserva em voos lotados e poderão mudar suas reservas sem nenhum custo, informou a companhia aérea em comunicado. A partir de 30 de junho, a American também pedirá aos clientes que certifiquem que estavam livres dos sintomas do covid-19 nos 14 dias anteriores.

A empresa está deixando de lado as restrições para preencher as cabines das aeronaves justo no momento em que a pandemia se agrava em partes dos EUA. Essas áreas incluem estados onde a transportadora tem operações importantes, como Texas, Arizona e Carolina do Norte. A American começou em abril a manter 50% dos assentos do meio vazios na classe econômica, quando possível.

"Isso foi antes de termos iniciativas extensivas de limpeza, requisitos de máscara facial e uma extensão de isenções aos clientes ", disse Ross Feinstein, porta-voz da companhia aérea. "Esse é o raciocínio que seguimos para finalmente nos sentir seguros e prudentes para suspender essas restrições a partir de 1º de julho."

United e Delta

A empresa está mudando sua política de reservas em um setor sem consenso sobre quão lotados os voos devem estar.

A United Airlines não garantiu o bloqueio dos assentos. Por outro lado, a Delta Air Lines afirmou que manterá os assentos do meio livres até 30 de setembro. A Southwest Airlines se comprometeu a bloquear os assentos do meio, a menos que os clientes viajem juntos.

Para ajudar a conter qualquer propagação do vírus, as aéreas americanas e outras companhias implementaram procedimentos extensos de limpeza nas áreas de emissão dos bilhetes e portões dos aeroportos, bem como nas aeronaves. As maiores operadoras dos EUA também estão exigindo o uso de máscaras, com várias companhias aéreas comprometendo-se a proibir a entrada de clientes que se recusam a cumprir a regra.

A American também disse que criou um painel consultivo que inclui especialistas da Universidade Vanderbilt para fornecer à transportadora as mais recentes pesquisas científicas e estimativas sobre procedimentos de prevenção à doença e procedimentos de limpeza.

Retomando voos

Após cortar intensamente as operações, depois que o coronavírus praticamente eliminou as viagens em março, as companhias aéreas americanas e outras começaram a adicionar alguns voos em resposta ao aumento na demanda de passageiros por lazer após meses de quarentena.