IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

F1 aposta em jovens pilotos fãs de corridas virtuais e Twitch

Renata S. Geraldo

03/07/2020 16h49

(Bloomberg) — Durante o Grand Prix em uma pista do Azerbaijão em junho, Alexander Albon, um piloto de Fórmula 1 da equipe Red Bull Racing, reduziu a marcha ao longo de uma curva íngreme e acelerou imediatamente. Mas algo estava errado: a Internet dele estava com atraso. "Não posso correr assim", disse ao engenheiro.

Albon tirou os fones de ouvido. O piloto de 24 anos se levantou da cadeira de jogos em casa e tentou consertar o problema de conexão que estava prejudicando seu tempo.

No início deste ano, com a pandemia de coronavírus avançando pelo planeta, a Fórmula 1 cancelou 10 corridas e mudou a competição para as pistas online, lançando uma série de e-sports chamada Virtual Grand Prix. Os pilotos profissionais que decidiram participar competiram entre si na F1 2019, um popular videogame produzido pela editora britânica Codemasters, e transmitiram suas corridas virtuais ao vivo pela Twitch, plataforma de vídeo da Amazon.com. Mais da metade do grid da F1 participou da série.

A partir de sexta-feira, 3 de julho, o popular automobilismo retornará às pistas de verdade, iniciando a adiada temporada 2020 com o GP da Áustria, a primeira de oito corridas confirmadas. De acordo com Frank Arthofer, responsável global de mídia digital e licenciamento da F1, a temporada de 2019 teve o grid mais jovem da história do esporte. A lista deste ano também contará com vários jovens pilotos, como Albon, que estão tão confortáveis conversando ao vivo com os fãs da Twitch quanto abrindo caminho em Monte Carlo.

©2020 Bloomberg L.P.