IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Membro do BCE alerta para risco de estender medidas temporárias

Paul Gordon

03/07/2020 11h54

(Bloomberg) -- O presidente do banco central holandês, Klaas Knot, disse que o Banco Central Europeu não deve se apoiar excessivamente em medidas individuais que possam ter efeitos colaterais indesejados na economia se mantidas em vigor por muito tempo.

Knot, que é membro do Conselho do BCE, disse na sexta-feira que a instituição pode nem sequer usar todo o programa de compra de títulos da pandemia em meio à recuperação da economia da zona do euro. Ele também fez um alerta para que a Europa não se apoie demais na política monetária como principal linha de defesa contra o impacto econômico do vírus.

"Essa percepção é arriscada, pois leva ao aumento dos níveis de endividamento e à alavancagem excessiva, como foi observado em segmentos do setor corporativo", disse em discurso durante webinar da Bloomberg. Knot afirmou que essa questão enfrentada no passado ajudou a criar a ideia do banco central estático, o que pode levar a distorções financeiras e de mercado.

Knot é um dos membros do BCE com visão mais tradicional sobre até onde a política monetária deve chegar, e sua opinião faz parte do debate em andamento no Conselho do BCE sobre o alcance da política. Na última reunião, alguns diretores tinham reservas quanto ao tamanho da expansão mais recente do programa de compra de títulos, defendendo uma "abordagem mais cautelosa".

Segundo reportagem da Bloomberg na sexta-feira, também existe um possível racha no conselho sobre o programa de emergência, chamado de PEPP. O debate é sobre quanto o peso deve estar inclinado para países mais fracos, como Itália, de acordo com várias conversas com autoridades do banco central.

Em seus comentários na sexta-feira, Knot alertou que medidas temporárias da crise "podem perder força em termos de necessidade e eficácia quando a economia se mover em uma trajetória mais estável".

Ele também destacou que o "E" do PEPP significa "emergência", dizendo que é importante ser explícito sobre sua natureza temporária.

Relatórios publicados nesta semana mostraram que a atividade de serviços e manufatura voltou a se acelerar, embora indicadores de demanda e emprego ofereçam motivos de cautela quanto às perspectivas. Knot acrescentou que o "amplo suporte de políticas" continuará sendo necessário durante a recuperação.

©2020 Bloomberg L.P.