PUBLICIDADE
IPCA
0,36 Jul.2020
Topo

Fundos de pensão lançam ferramenta de investimento verde

Ruben Munsterman

06/07/2020 08h58

(Bloomberg) -- Gestoras de fundos de pensão de três continentes lançaram uma ferramenta de investimento verde online que avalia empresas em relação aos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

A SDI Asset Owner Platform permitirá que investidores avaliem 8 mil empresas usando critérios da ONU, segundo comunicado divulgado na segunda-feira. Os quatro fundos de pensão - APG Asset Management e PGGM, dos Países Baixos, British Columbia Investment Management Corporation, do Canadá, e AustralianSuper são responsáveis pela metodologia da plataforma. Juntos, administram mais de US$ 1 trilhão em ativos.

"A padronização dos dados é um dos maiores desafios do cenário ambiental, social e de governança (ESG, na sigla em inglês)", disse Jennifer Coulson, vice-presidente da BCI para padrões ESG. A plataforma fornecerá "consistência e comparabilidade para dados de nível empresarial".

O investimento ESG ganha popularidade à medida que mais investidores procuram causar impacto positivo, além de ganhos financeiros. As ameaças que as mudanças climáticas podem representar para a cadeia de suprimentos de uma empresa, ou as consequências de escândalos resultantes de processos, podem afetar o desempenho futuro.

A plataforma estará disponível para investidores por meio de assinatura através do parceiro de distribuição Qontigo, de acordo com o comunicado. A receita das assinaturas é necessária para cobrir custos de operação da plataforma, mas "de forma alguma será para maximizar o lucro", disse Claudia Kruse, diretora-gerente da APG para investimento responsável global e governança. "Realmente esperamos que isso seja adotado como padrão global."

A ONU estabeleceu metas de desenvolvimento sustentável em 2015 para abordar questões globais urgentes, como escassez de água, acesso à assistência médica e proteção do meio ambiente, segundo o comunicado.

©2020 Bloomberg L.P.