IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Casa Branca quer estímulo com limite de US$ 1 tri até agosto

Jordan Fabian e Kevin Cirilli

07/07/2020 12h41

(Bloomberg) -- A Casa Branca quer que o Congresso aprove outro pacote de estímulo até a primeira semana de agosto, antes do recesso de verão, e mantenha o custo em US$ 1 trilhão ou menos, segundo o assessor do vice-presidente dos EUA, Mike Pence.

"Queremos garantir que as pessoas que ainda estão desempregadas ou em dificuldades sejam protegidas, mas, ao mesmo tempo, queremos levar em consideração o fato de que a economia está se recuperando e queremos tentar conter a quantidade de gastos", disse Marc Short, chefe de gabinete de Pence, em entrevista à Rádio Bloomberg na terça-feira.

"Obviamente, houve muito estímulo colocado no sistema nos últimos projetos de lei, e nosso preço seria esse."

A Casa Branca e congressistas devem intensificar as negociações sobre um novo pacote de estímulo para combater os efeitos da pandemia neste mês, quando retornam a Washington após o feriado do Dia da Independência. O presidente Donald Trump e autoridades da Casa Branca disseram que cortes de impostos na folha de pagamento, reforma sobre responsabilidade legal das empresas, incentivos fiscais para que companhias se adaptem à pandemia e um possível bônus de volta ao trabalho são prioridades para o governo.

Short disse que a Casa Branca considera as proteções contra processos como "essenciais" para as empresas trazerem trabalhadores de volta e reabrirem totalmente a economia.

O governo quer ter certeza de que está "alcançando o equilíbrio certo entre a reposição de renda, por um lado, e garantindo que não tenhamos taxas de imposto implícitas excessivamente altas no retorno ao trabalho, por outro lado", disse Tyler Goodspeed, presidente em exercício do Conselho de Assessores Econômicos de Trump, em outra entrevista à rádio Bloomberg.

As taxas implícitas de impostos não podem exceder 100%, disse, o que significa que não pode ser mais rentável para trabalhadores ficarem em casa. Mas qualquer plano exigirá "não permitir um grande golpe na renda familiar", que é essencial para a economia, acrescentou Goodspeed.

A Câmara dos Deputados dos EUA deve entrar em recesso em 3 de agosto. O recesso do Senado começa uma semana depois. O líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, afirmou que deseja que o Congresso conclua os trabalhos sobre a próxima fase de estímulo até então.

"Nesse prazo, queremos ter o projeto de lei na mesa do presidente", disse Short.

©2020 Bloomberg L.P.