IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Voos domésticos na Ásia puxam retomada do setor aéreo global

Harry Suhartono

10/07/2020 10h16

(Bloomberg) -- As viagens aéreas estão sendo lentamente retomadas no mundo inteiro, puxadas pelos voos domésticos. Países da região Ásia-Pacífico representam metade dos 20 principais mercados. As informações são da provedora de análises de dados de viagem Cirium.

Vietnã, Indonésia e Coreia do Sul foram os únicos países que registraram crescimento nas viagens aéreas domésticas em julho, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Já China e EUA dominam em número de voos operados, revelou a Cirium em um relatório divulgado nesta sexta-feira.

Estão programados para este mês 413.538 voos domésticos nos EUA, ou 46% menos do que um ano atrás. A China tem 378.434 voos marcados, embora a capacidade seja maior por lá, de acordo com o relatório.

Os números "revelam um mercado frágil, mas que ressurge cautelosamente, à medida que o setor aéreo tenta se recuperar do pior colapso de sua história", afirmou o diretor de desenvolvimento de mercado da Cirium, Alistair Rivers.

Terceiro maior mercado de viagens domésticas depois dos EUA e da China, a Índia mostra sinais de recuperação. O total de voos domésticos programados no país diminuiu apenas 4% em relação a julho de 2019.

As aeronaves estão sendo reativadas para atender à demanda. De acordo com a Cirium, 59% da frota global voltou a operar. No auge da crise do coronavírus, quase dois terços dos 26.300 jatos de passageiros do mundo estavam parados nos hangares.

©2020 Bloomberg L.P.