IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mortes por Covid na Pemex superam números em outros setores

Amy Stillman

15/07/2020 15h25

(Bloomberg) -- De todas as empresas globais afetadas pela Covid-19, nenhuma divulgou um número maior de mortes do que a Pemex, petroleira estatal do México.

Na terça-feira, a Petróleos Mexicanos disse que 202 funcionários e cinco terceirizados morreram em razão da Covid até o momento. Nenhuma outra empresa divulgou mortes que chegassem perto desse número, de acordo com dados revisados pela Bloomberg.

A comparação mais próxima pode ser a Autoridade Metropolitana de Transporte de Nova York, que perdeu pelo menos 131 trabalhadores. A cifra da Pemex também supera as 132 mortes registradas em todo o setor de carnes e aves dos EUA até 14 de julho, que possui quatro vezes a força de trabalho e sofreu graves surtos nas unidades de processamento.

Na verdade, a única instituição com número confirmado superior ao da Pemex seria o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, que não é uma empresa, mas uma conjunto de sistemas de saúde que empregam mais de 1 milhão de pessoas, muitas das quais estão no linha de frente da batalha contra o vírus.

Não está claro por que a contagem da Pemex é tão alta, mas o distanciamento social é difícil nas plataformas de petróleo offshore, e a empresa pode ter demorado a adotar medidas de proteção, como enviar trabalhadores para casa, de acordo com Silvia Ramos Luna, secretária-geral da União Nacional de Técnicos e Profissionais Petroleiros. Muitos trabalhadores da gigante petrolífera têm condições de saúde pré-existentes, como diabetes e hipertensão, que podem ter contribuído para o problema, disse em entrevista.

Uma porta-voz da Pemex não comentou os dados sobre o vírus. A empresa disse anteriormente que tomou medidas, incluindo a higienização de espaços de trabalho e retirada de alguns trabalhadores de plataformas offshore. A empresa adotou protocolos de segurança mais rígidos, como medições de temperatura e testes rápidos solicitados pelo sindicato de Ramos, e a taxa de mortes parece estar diminuindo como resultado, disse a secretária-geral na entrevista. Fechar plataformas e refinarias não é prático, porque o México precisa de gasolina e diesel, acrescentou.

As divulgações sobre infecções e mortes pelo vírus por empresas são irregulares na melhor das hipóteses e impedem comparações internacionais confiáveis. A Pemex se destaca por ser atipicamente transparente, enquanto a maioria de suas concorrentes do setor de petróleo e gás não informa números detalhados sobre a Covid-19.

©2020 Bloomberg L.P.