IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Incubadoras miram startups que convertam CO2 capturado em vodca

Chris Martin (News)

16/07/2020 16h21

(Bloomberg) -- Vodca e diamantes agora fazem parte da luta contra a mudança climática.

Com um pouco de criatividade, ambos podem ser produzidos com a manipulação de dióxido de carbono capturado do ar, o que significa que sua produção pode realmente ajudar a controlar o aquecimento global. O mercado para esses produtos é promissor o suficiente para incentivar um grupo de incubadoras de tecnologia limpa a buscar startups que aceitem o desafio.

O Urban Future Lab da Universidade de Nova York trabalha com a Greentown Labs e a Fraunhofer USA para ajudar o crescimento de empresas que descobriram como transformar CO2 em produtos de luxo e muito mais. O projeto "Carbon to Value Initiative" oferece um lugar para o desenvolvimento inicial de startups, acesso a capital de risco e parceiros de fabricação.

"Queremos impulsionar a indústria de tecnologia de carbono", disse Pat Sapinsley, diretora-gerente de iniciativas de tecnologia limpa do Urban Future Lab. "Usaremos nossos parceiros corporativos para expandir rapidamente. É necessário ficar abaixo de um aumento de 2 graus Celsius", disse em referência ao limite de aquecimento da temperatura considerado necessário para evitar impactos climáticos catastróficos.

A tecnologia para produzir bens a partir de CO2 existe há algum tempo, mas os produtos ganharam pouca tração porque são mais caros do que os similares fabricados de maneira tradicional. O grupo de incubadoras espera mudar isso, concentrando-se em itens de alto valor. Consumidores podem estar dispostos a pagar um prêmio por produtos de luxo que combatem as mudanças climáticas.

©2020 Bloomberg L.P.