PUBLICIDADE
IPCA
0,86 Out.2020
Topo

Trader de commodities lidera projeto de usinas de energia verde

Rachel Morison

21/07/2020 16h03

(Bloomberg) -- A Hartree Partners, empresa de commodities fundada por dois operadores do Goldman Sachs, está lançando uma unidade que construirá usinas de energia renovável para fornecer eletricidade livre de emissões para clientes.

Empresas como Amazon.com e Apple têm prometido tornar as operações mais ecológicas, e o Acordo de Paris incentiva quase todos os países a operarem suas economias com energia mais limpa. O investimento em nova capacidade de energia renovável subiu 5% no primeiro semestre de 2020, para US$ 132 bilhões, segundo a BloombergNEF.

"As empresas estabeleceram metas ecológicas e vêm até nós perguntando como podem materializá-las", disse Adam Lewis, trader de energia há 20 anos que lidera o empreendimento Hartree Solutions, com sede em Londres. "A ênfase está na transição. Talvez não seja possível que algumas empresas sejam 100% verdes hoje, mas, com as ferramentas disponíveis, podemos torná-las o mais ecológicas possível."

Redes de hotéis e data centers estão entre os clientes do serviço da Hartree com o objetivo de limpar a oferta de energia para reduzir as emissões, disse Lewis, sem identificar as empresas. Ainda não é possível ser verde a cada minuto do dia, porque o vento nem sempre sopra ou o sol não brilha.

Anteriormente conhecida como Hess Energy Trading, a unidade verde da empresa de trading, fundada há 23 anos, se distancia da negociação de petróleo e metais, onde os sócios-fundadores Stephen Hendel e Stephen Semlitz fizeram carreira. Os dois são conhecidos por transformar a unidade de commodities do Goldman Sachs em uma das maiores de Wall Street na década de 1990.

O fornecimento de eletricidade de baixo carbono para empresas é visto como mais rentável do que o mercado doméstico, onde as margens são limitadas pelo custo das políticas governamentais e pelos encargos da rede. A Hartree planeja começar com usinas renováveis no Reino Unido e, em seguida, analisará a expansão no continente.

Vincular um cliente a um ativo cria um acordo de compra de energia de longo prazo e é uma maneira crucial de garantir a venda de eletricidade. Essa é a chave para o financiamento, disse Lewis.

"Construir uma nova instalação em vez de concordar em extrair energia de uma já existente é melhor porque é aditivo", afirmou Lewis. "Você está criando energia verde nova em vez de distribuir o que já está lá."

A Hartree Partners possui US$ 113 bilhões em ativos sob gestão.

©2020 Bloomberg L.P.