IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

AES Corp faz oferta pela fatia do BNDES na AES Tietê: fontes

Cristiane Lucchesi

23/07/2020 20h12

(Bloomberg) -- A AES Corp. fez uma oferta para comprar a participação de 28,4% do banco de desenvolvimento do BNDES na geradora de energia elétrica AES Tiete Energia SA, disseram duas pessoas familiarizadas com o assunto, pedindo para não serem identificadas porque comunicado oficial foi divulgado.

A AES Corp., acionista controladora da AES Tietê, está competindo com a Eneva SA, sediada no Rio de Janeiro, que divulgou comunicado mais cedo com uma nova proposta de fusão com um preço 10% acima do valor de mercado de hoje, segundo o documento.

Depois de vender uma participação de R$ 22 bilhões na gigante petrolífera Petroleo Brasileiro SA no início de fevereiro, o esforço do BNDES para desinvestir foi suspenso pela crise do coronavírus e pelo caos do mercado que se seguiu. Seu braço de investimentos, conhecido como BNDESPar, informou em um documento que contratou o banco de investimento brasileiro BR Partners para avaliar a participação da AES Tietê e liderar a busca por compradores.

O BNDES pretende vender o ativo por meio de um processo de fusões e aquisições privado, em vez de uma oferta pública de ações, disseram pessoas familiarizadas com o assunto.

A Eneva disse no final de abril que estava estudando a possibilidade de fazer uma nova oferta pela AES Tietê depois que a feita anteriormente, de R$ 6,68 bilhões em em dinheiro e ações, foi rejeitada pelo conselho da AES Tietê.

A AES Corp. controla a unidade do Brasil com quase 62% de suas ações com direito a voto. Um acordo de acionistas concede ao BNDES, com cerca de 14% do capital votante, o direito de vetar decisões.

O BNDES, a AES Corp. e a AES Tietê não quiseram comentar.

©2020 Bloomberg L.P.