IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Fundador do TikTok corre para salvar app antes de veto de Trump

Zheping Huang e Katie Roof

23/07/2020 16h22

(Bloomberg) -- Zhang Yiming é o empresário chinês pouco conhecido que transformou o TikTok em uma das franquias mais promissoras da Internet. Agora, o fundador inteligente e combativo está sob pressão para proteger o negócio das ameaças do governo Trump.

Investidores de capital de risco da ByteDance, controladora do TikTok, contataram Zhang com uma série de propostas para abordar as preocupações dos EUA de que o aplicativo de vídeos curtos é uma ameaça à segurança, segundo pessoas a par do assunto. A propostas incluem a venda de uma participação majoritária no TikTok para investidores americanos, talvez investidores estratégicos ou para as próprias empresas de capital de risco, disseram as pessoas, que não quiseram ser identificadas.

Zhang, que controla a empresa, até agora resiste. Ele tentou montar operações do TikTok nos EUA com a contratação de um diretor-presidente americano e garantindo aos reguladores que os dados dos usuários não serão compartilhados fora do país. O TikTok também intensificou seu lobby em Washington e sinalizou que criaria 10 mil empregos no país.

Não foi suficiente. Neste mês, Donald Trump disse que avalia banir o aplicativo nos EUA, e o assessor Peter Navarro disse que o TikTok enfrentaria penalidades por "guerra de informação" contra os EUA. É provável que uma decisão aconteça das eleições em novembro, portanto, o prazo está acabando para Zhang.

"Estamos a caminho do tecno-nacionalismo", diz Samm Sacks, pesquisador de política de segurança cibernética e economia digital da China do think tank New America.

"Desde que anunciamos publicamente duas semanas atrás que estamos avaliando mudanças na estrutura corporativa dos negócios do TikTok, houve inúmeras sugestões feitas por pessoas externas que não estão envolvidas nas discussões internas da empresa", disse o TikTok em comunicado. "Não comentamos boatos ou especulações. Estamos muito confiantes no sucesso a longo prazo do TikTok e divulgaremos nossos planos quando tivermos algo a anunciar."

©2020 Bloomberg L.P.