IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Brasil acelera compra de trigo dos EUA com ausência da Argentina

Isis Almeida e Tatiana Freitas

31/07/2020 12h58

(Bloomberg) -- Moinhos brasileiros compraram pelo menos três cargas de trigo dos Estados Unidos em meio à falta de oferta da Argentina, de acordo com traders a par do processo, que não quiseram ser identificados.

Os navios serão carregados nos portos do Golfo do México com entrega prevista para setembro e outubro. As vendas se somam às 62 mil toneladas vendidas pelos EUA para o Brasil na semana encerrada em 23 de julho, o maior volume em três meses, segundo dados do Departamento de Agricultura divulgados na quinta-feira.

Moinhos brasileiros podem precisar importar 1,2 milhão de toneladas até outubro, antes que os grãos da nova safra estejam prontos para processamento, e cerca de 80% podem vir dos EUA, disse Luiz Carlos Pacheco, analista da consultoria Trigos & Farinhas. A pandemia de coronavírus aumentou a demanda por farinha de trigo, pois mais pessoas estão cozinhando em casa, disse.

Agricultores argentinos venderam 18,9 milhões de toneladas da safra atual, superando os 18,8 milhões em produção estimada pela Bolsa de Cereais de Buenos Aires. O governo tem desincentivado as exportações em meio à preocupação de queda da oferta doméstica.

No Brasil, "os moinhos importaram o suficiente até a próxima colheita, mas precisaram usar os estoques" antes do previsto, disse Pacheco. "Desde abril, o consumo de farinha praticamente dobrou em comparação com os níveis normais."

A produção brasileira de trigo atende cerca da metade do consumo doméstico, e os estoques encolheram. No mês passado, o governo aprovou isenção de tarifa para 450 mil toneladas de importações até novembro, além da cota anterior de 750 mil toneladas.

O Brasil importou 3,44 milhões de toneladas de trigo nos seis meses encerrados em junho, com cerca de 90% comprados da Argentina, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo). Em julho, moinhos do país também encomendaram 68 mil toneladas de trigo da Rússia, disse Pacheco.

O volume de trigo dos EUA comprometido para o Brasil na atual temporada subiu para 257 mil em relação a 103 mil toneladas no mesmo período de 2019, segundo dados do governo.

©2020 Bloomberg L.P.